13 maio 2020

Resenha - Minha Sombria Vanessa, Kate Elizabeth Russell


Livro: Minha Sombria Vanessa
Autor(a): Kate Elizabeth Russell
Editora: Intrínseca
Páginas: 272
Adquira: Amazon
Livro cedido através da parceria com a editora
Elogiado por Gillian Flynn e considerado um dos grandes livros de 2020, o romance de estreia de Russell explora as dinâmicas psicológicas de um relacionamento entre uma adolescente e seu professor. Em 2000, Vanessa Wye é uma estudante solitária de ensino médio. Talentosa e com o sonho de ser escritora, Vanessa diz não se importar de ficar sozinha, principalmente quando seu professor de inglês, Jacob Strane, um homem de 42 anos, começa a prestar atenção nela, elogiando seu cabelo, suas roupas e lhe emprestando alguns de seus livros favoritos ― como Lolita, de Nabokov. Antes que Vanessa perceba, os dois embarcam em uma relação e a jovem acredita que o professor a ama e a considera especial. Mais de uma década depois, uma ex-aluna acusa Strane de abuso sexual, e Vanessa começa a questionar se o que viveu foi realmente uma história de amor ou se não teria sido ela também uma vítima de estupro. Mesmo depois de tantos anos, Strane ainda é uma presença constante em sua vida. Como ela seria capaz de rejeitar o que considera seu primeiro amor? Alternando entre presente e passado, o livro justapõe memória e trauma ao entusiasmo de uma adolescente descobrindo o poder do próprio corpo. Instigante e impossível de largar, o livro retrata com maestria a adolescência conturbada e suas consequências, para refletir acerca de liberdade, consentimento e abuso. Escrito com intimidade e intensidade assustadoras, Minha Sombria Vanessa capta brilhantemente os costumes culturais em transformação que guiam nossos relacionamentos e a própria sociedade.


Vanessa Wye é uma aluna do segundo ano do ensino médio, em um conceituado colégio interno. A ideia de que naquele lugar ela seria descolada e cheia de amigos nem chegou a se concretizar, mas agora ela estava literalmente sozinha. A estranha, como sempre. Sua ex-melhor amiga a trocou por um novo namorado e agora a única pessoa que parece enxergá-la é seu professor de literatura.⠀
Ele reparou na cor do seu cabelo, acreditou no seu potencial de escritora e acariciou o seu joelho quando ninguém mais estava olhando. Jacob Strane tinha 42 anos quando deixou uma adolescente vinte e sete anos mais nova acreditar que exercia algum poder sobre ele. E o que pode ser mais viciante do que inflar o seu ego com algo proibido?

Você já sabe que Minha sombria Vanessa não é uma história de amor, mas precisa ler para entender a dimensão do que a autora propõe. O livro é narrado pela Vanessa, em duas linhas do tempo, com um intervalo de 10 anos entre elas. É assustador perceber a devoção que ela nutriu por um homem que, de certa forma, destruiu sua vida. A personagem acredita que eles se amam, que tiveram algo especial, tanto que o mantem em sua vida por ANOS.

Estar dentro da cabeça dela é surreal.
Porque há indícios de quem ele realmente é, fornecidos pelo próprio Jacob... mas ela ignora, as vezes de forma consciente. E claro, qualquer um que tente fazê-la compreender que foi abusada sexualmente por um pedófilo acaba sendo afastado por ela. O livro faz referências a obras famosas, entre elas o livro Lolita, que se torna a história preferida da personagem.

Há algumas cenas fortes, como a primeira vez deles, mas de uma forma geral o livro é até fácil de ler. O que não quer dizer que você não precise ter um estômago e uma mente forte para finalizar essa leitura. Há muitos gatilhos. Então leiam, mas estejam avisados.



Nenhum comentário

Postar um comentário


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥