27 julho 2021

Resenha - Desgrávida, Jenni Hendricks e Ted Caplan


 
Livro: Desgrávida
Autor(a): Jenni Hendricks e Ted Caplan
Editora: Faro Editorial
Páginas: 256
Adquira: Amazon
Livro cedido através da parceria com a editora

Escolha era apenas o começo de uma jornada. Veronica Clarke nunca foi reprovada num teste e nunca desejou isso. Até agora... Aluna exemplar, aos 17 anos, ela parece ter uma vida perfeita: um namorado apaixonado, pais que se orgulham dela e uma vaga na universidade dos seus sonhos. Mas, pela primeira vez, um resultado de positivo não lhe parece algo bom. Ao fazer um teste de gravidez, Veronica se descobre grávida e fica em pânico ao ver seus planos de futuro irem por água abaixo. Desesperada, ela decide realizar um aborto. Com medo de enfrentar julgamentos, Veronica encontra uma aliada improvável... a rebelde Bailey Butler, sua ex-melhor amiga, é a única com quem ela pode contar. Para tentar realizar o procedimento, as duas partem em uma viagem de mais de três mil quilômetros, em meio a loucuras, risadas, cumplicidade e discussões que reabrem cicatrizes que precisam arder antes de, talvez, serem curadas. Talvez um teste positivo seja o menor dos problemas. Talvez o percurso seja mais importante. Talvez aprender a rir da vida e não levar tudo a sério seja um caminho. Será? 

Aos 17 anos, Veronica Clarke tem a vida perfeita! Dona de um currículo exemplar, rodeada de amigas que a veneram e namorada do carinha mais cobiçado da escola, a adolescente tem tudo o que planejou para sua vida nos mínimos detalhes e mal pode esperar para dar o próximo passo em sua vida e embarcar na faculdade dos sonhos, até que, seus planos são interrompidos por uma gravidez indesejada.

Acontece que Veronica é também a filha exemplar de uma família religiosa, o que coloca sob seus ombros o peso das expectativas dos pais. Não que ela desejasse ser mãe tão jovem, pelo contrário, a garota nem cogita a possibilidade de incluir uma criança no cronograma de sua vida perfeita, e é por isso que sem pensar duas vezes ela decide fazer um aborto, a única questão é conseguir fazer o procedimento de forma segura sem que seus pais saibam.

Quando Veronica descobre que a clínica mais próxima que aceitaria fazer o procedimento em uma menor fica a mais de três mil quilômetros de distância, ela entra em desespero. Apesar de adorar as amigas, Veronica percebe que não pode contar com elas, e quando tenta discutir a situação com o namorado, ela logo descobre que Kevin é a última pessoa que gostaria de ter ao seu lado nesse momento de tanta tensão. Sem saber o que fazer, a garota recorre a Bailey, sua ex-melhor amiga de infância, e é com a pessoa menos improvável que Veronica encontra suporte no momento de mais necessidade.

Com um tema tabu que levanta muitas reflexões, a história de Jenni Hendriks e Ted Caplan se desenvolve e ganha ritmo com Veronica e Bailey na estrada. Achei essa sacada genial, pois apesar de trazer um tema sério e super importante de ser debatido, a trama ganha mais leveza quando as ex-amigas se deparam com as situações mais inusitadas nessa jornada.

Apesar do tema inicial do livro ser relacionado a gravidez de Veronica e sua escolha pelo aborto, isso acaba ficando em segundo plano, então para aqueles que buscam mais profundidade nesse assunto, já aviso que não o encontrará aqui.

No entanto, para quem busca uma boa história sobre amizade e autoconhecimento, garanto que aqui encontrará uma narrativa despretensiosa, divertida e envolvente.

Nenhum comentário

Postar um comentário


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥