17 dezembro 2020

Resenha - A Noviça, Patrícia Vittorini


Livro:
 A Noviça
Autor(a): Patrícia Vittorini
Editora: Coerência
Páginas: 736
Adquira: Amazon

Quando Lola e sua família se mudam para Eldorado, a menina e Eugênio se tornam melhores amigos. As duas crianças parecem inseparáveis, mas o destino tem outros planos para os dois. Estudando em escolas diferentes, encontram-se apenas durantes as férias de verão, períodos em que Lola regressa para casa. Mesmo distantes, mantêm a amizade, até que um fatal acidente e uma acusação injusta fazem com que os jovens se separem por anos. Já quase uma adulta, Lola reencontra Eugênio, mas agora ela tem um compromisso com o noviciado. E se sua vocação não bastasse para colocar em xeque as novas emoções que tanto mexem com a noviça, diversos desencontros tratam de mais uma vez separá-los. Restará a Lola e Eugênio descobrirem se o tempo apagará um sentimento tão verdadeiro, ou se o amor entre eles será capaz de resistir a tantos desafios.


Em meados de 1963, quando Lola, aos seis anos de idade conheceu Eugênio, dois anos mais velho, de longe imaginou o quanto sua vida iria mudar. Eles eram as únicas crianças nas redondezas de Eldorado, interior de São Paulo, e esse, era apenas um dos motivos para que se tornassem amigos inseparáveis.

Os anos passaram e a amizade entre o garoto espoleta e a menina traquina, como eram conhecidos, só fez aumentar. No entanto, estudando em escolas diferentes e se encontrando apenas durante o recesso escolar, as preferências de cada um foi se alterando com o avanço da idade. Eugênio preferia a companhia do primo mais velho, que era também sua inspiração, enquanto Lola ainda ansiava por estar ao lado do amigo de longa data. Até que, um terrível acidente acaba trazendo consequências emocionais para esses jovens, em especial para Lola, que já não dormia em paz, revivendo o mesmo pesadelo todas as noites.

Separada do amigo e assombrada pelo medo e por uma acusação que não merecia, Lola decide se entregar aos estudos no convento, tornando-se noviça. Quem sabe assim, sua alma atormentada finalmente teria algum descanso.

E por anos, Lola e Eugênio permaneceram distantes, até que adulta, ela reencontra o amigo, o que traz a tona todos os sentimentos que ela tinha por Eugênio. Porém, agora Lola tem um compromisso com o noviciado, e ela fará de tudo para honrar seus votos.

Que leitura gostosa! Me encantei por Lola e Eugênio desde as primeiras páginas. Foi uma delícia ver essa amizade nascendo e essas crianças crescendo, ao mesmo tempo em que foi difícil acompanhar todas as vezes que o destino fez questão de separá-los.

Lola é uma personagem decidida, mas que por vezes amolece quando o assunto é Eugênio, o que a faz entrar em situações indesejadas, enquanto Eugênio é um personagem que ganha nosso coração com sua bondade, amor e perseverança. Torci muito pela felicidade dos dois e terminei o livro com um gostinho de quero mais. Indico o livro para quem curte um drama sobre amizade, família, amor e fé.


Um comentário


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥