24 agosto 2020

Resenha - A Odisseia de Hakim, Fabien Toulmé


Livro: A Odisseia de Hakim (#01)
Autor(a): Fabien Toulmé
Editora: Nemo
Páginas: 272
Adquira: Amazon
Livro cedido através da parceria com a editora

Do celebrado quadrinista francês Fabien Toulmé, autor de Não era você que eu esperava e Duas vidas. “Nunca pensei que isso pudesse me acontecer. Mas me dei conta de que qualquer um pode virar um refugiado. Basta que seu país desmorone. Ou você desmorona junto, ou você vai embora.” A história real de Hakim, um jovem sírio que teve de deixar tudo para trás: sua família, seus amigos, seu negócio próprio, seu país. Tornando-se assim um refugiado. Porque a guerra estourou, porque o torturaram, porque o país vizinho parecia capaz de oferecer-lhe um futuro e segurança. Um testemunho poderoso e comovente sobre o que é ser humano em um mundo, muitas vezes, desumano.



Hakim é o filho mais velho de uma família de nove irmãs e irmãos que vem construindo sua vida e carreira na Síria. Sua infância e adolescência se passaram entre a escola e o viveiro de seu pai, motivo pelo qual na vida adulta, ele decidiu seguir a mesma profissão que aprendeu a amar e construir seu próprio negócio de jardinagem. Dedicado e trabalhador, o jovem Hakim já havia conquistado seu espaço nos negócios e adquirido a casa que um dia seria o lar da família que formaria. Tudo estava indo bem, até que em 2011, protestos começam a acontecer em sua cidade, os habitantes não aguentam mais a opressão do governo de Bashar al-Assad e clamam por um pouco de liberdade.

A esses manifestantes, o governo responde com prisão, tortura, sequestro e violência. Hakim tenta não se envolver nos protestos, mas acaba participando “indiretamente”, decisão que lhe custa tudo o que construiu ao longo dos anos. Para ter uma chance de permanecer vivo e recomeçar em segurança longe da guerra civil que oprime a Síria, Hakim precisará abandonar seu país, família, amigos e sonhos. Tornando-se um refugiado.

A Odisseia de Hakim é o primeiro volume de uma história real dividida em três partes. Desde os primeiros capítulos, Fabien Toulmé nos convida a refletir sobre a situação dos refugiados, a triste realidade que é deixar seu país e sua história de vida, os números de mortes que viram estáticas, mas que são pessoas, como eu e você. Pessoas com medo, vivendo o pesadelo da guerra, mas com esperança de apenas construir uma vida digna em outro país.

Essa graphic novel é um verdadeiro exercício de empatia e de solidariedade, não só por Hakim e por sua história de vida narrada por Toulmé, mas por todos aqueles que precisam imigrar com o coração partido ao deixarem sua própria “casa”. Por aqueles que tentam criar raízes longe de sua terra natal.

"Nunca pensei que isso pudesse me acontecer. Mas me dei conta de que qualquer um pode virar um 'refugiado'. Basta que seu país desmorone. E aí, ou você desmorona junto, ou você vai embora."

Um comentário

  1. Ahhh que gostoso vir aqui e ver que continua postando !!
    Visitei outras meninas e vi que a maioria parou , que tenha sido apenas uma pausa como a gente ne?
    Estamos de volta!!! E loucas pra voltar com a parceria! Bjs

    Todas as Coisas Blog

    ResponderExcluir


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥