14 janeiro 2019

Resenha - Um Pequeno Favor, Darcy Bell


Livro: Um pequeno favor
Autor(a): Darcey Bell
Editora: Bertrand Brasil
Páginas: 336
Adquira: Amazon
Livro cedido através da parceria com a editora
Quando sua melhor amiga, Emily, pede a Stephanie para buscar seu filho Nicky na escola, ela alegremente concorda. Nicky e seu filho, Miles são melhores amigos — exatamente como ela e Emily. Mas Emily não volta. Ela não atende ao telefone ou responde às mensagens. Stephanie sabe que algo está terrivelmente errado. Aterrorizada, ela busca ajuda nos leitores do seu blog. Até que ela e Sean, marido de Emily, recebem notícias chocantes: Emily está morta. O pesadelo de seu desaparecimento finalmente chegou ao fim. Ou será que não?





Sthepanie é uma jovem viúva que cria seu filho sozinha, tem um blog onde troca experiências com outras mães e nele encontra não apenas uma válvula de escape, mas também uma alternativa para relacionar-se com outras pessoas e não sentir-se tão sozinha. Ela é uma mãe dedicada e sua maior prioridade é cuidar do filho, Miles. Por ele ser melhor amigo de Nicky, filho de Emily, as duas acabam se tornando também amigas, e Sthepanie encontra nela uma pessoa em quem pode confiar e confidenciar seus segredos, preenchendo um pouco do vazio que experimenta desde o dia em que o marido e seu irmão morreram em um terrível acidente de carro.

Minha mãe costumava dizer que todos guardam segredos. Por isso é que nunca é possível conhecer alguém de verdade, Ou confiar em alguém. E é por isso que nunca é possível conhecer a si mesmo de verdade. Às vezes, guardamos segredos até de nós mesmos.

Emily viaja muito a trabalho e várias vezes pede a ajuda de Sthepanie para cuidar de seu filho, buscando o garoto sempre nos exatos horários combinados, no entanto, um dia ela pede um pequeno favor para a amiga Stephanie, que ela cuide do seu filho, algo que não era incomum, o problema é que dessa vez Emily não aparece. Preocupada com o sumiço de Emily, ela liga para o marido da moça que lhe avisa que a esposa viajou a trabalho, algo que lhe causa grande estranhamento, pois Emily sempre se mostrou uma mãe muito preocupada e atenciosa e não é do tipo que sumiria sem avisar. Quando fica evidente o sumiço da amiga, Stephanie compartilha em seu blog a informação em busca de ajuda para encontra-la.

Stephanie é uma personagem que se esforça em ser a mãe perfeita, ser a blogueira perfeita, a amiga perfeita. E logo fica perceptível que toda essa mania de perfeição refere-se a algo que ela esconde ou tenta mascarar. Ela é uma personagem que desperta sentimentos contraditórios, porque ao mesmo tempo em que se entende que é carente, ela toma atitudes sem um pingo de bom senso e responsabilidade, apenas pelo sensação de suprir essa alta necessidade que ela tem em não se sentir sozinha. Ela é um tanto boba e influenciável e muitas vezes a odiei pela forma como era cega em relação a sua “melhor amiga”.

Valorizem cada momento que vocês têm a sorte de passar com aqueles que amam, porque nunca se sabe o que acontecerá segundos depois.

O livro é dividido em três partes, a primeira, aborda mais o ponto de vista de Stephanie, mostrando as postagens no seu blog de mães e em seguida pedindo ajuda para encontrar sua amiga. Essa dinâmica expressa como ela compartilha uma vida distorcida nas redes sociais, afinal sempre que vivia algo particular, encontrava uma forma de abordar o assunto no blog, tentando conscientizar as outras mães, porém usando de informações completamente diferentes do que era na realidade, com muita mentira e enormes segredos.

Na segunda parte, já temos o ponto de vista de Emily, contando um pouco de sua vida que assim como a outra protagonista, também possui muitos segredos. Ao contrário de Stephanie, que em muitos momentos é guiada pelo sentimento de solidão e com grande tendência de agradar todo mundo, Emily é egoísta e toma decisões baseando-se na adrenalina do momento ou simplesmente em seus desejos. Ela não se importa com ninguém, exceto com o próprio filho.

Na terceira parte, as duas mulheres vão dando conclusão a história e também temos o ponto de vista do marido de Emily, Sean. Que é um personagem bem mais ou menos...

Em Um Pequeno Favor somos apresentados a uma história que promete muito suspense e mistério, sem deixar de abordar questões como drama familiar, desaparecimento, relacionamentos, segredos e crime.

O livro possui uma história que envolve e prende o leitor durante toda a trama, porém o desfecho da história deixou muito a desejar. Terminei com sentimentos contraditórios e conflitantes. Esse é um livro que evidencia que ninguém é perfeito e que todos possuem segredos e lados obscuros.

Em relação à adaptação da obra, o filme muda um pouco a personalidade de Stephanie deixando-a bem mais esperta e interessante (coisa que eu esperava da personagem enquanto lia o livro) e o final foi muito mais justo e satisfatório. Devo confessar que me surpreendi positivamente em como eles enceraram a história, porque não esperava tudo aquilo.

Indico o livro para quem busca uma história com muito suspense e mistério.



2 comentários

  1. Acabei vendo o filme recentemente e vou confessar que gostei demais de tudo que foi exposto na tela.
    Andei lendo estes dias que há uma grande diferença entre o livro e o filme(Novidade né? rs) mas acabou-se criando praticamente duas histórias iguais e muito diferentes!
    Acredito que a escolha dos personagens para a adaptação acabou colaborando para trazer algo mais ágil e gostoso, a medida que o livro é mais arrastado.
    Mesmo assim, espero com certeza, poder conferir o livro sim!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Eu assisti esse filme no último fim de semana. Gostei até do enredo e da ideia geral do filme. Mas achei a Stephanie meio forçadinha. kkkkk
    Sei que temos o livro e vou procurar para ler e ter uma ideia se o que foi para o filme estava de acordo.

    ResponderExcluir


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥