06 dezembro 2018

Resenha - Mapa dos Dias, Ransom Riggs


Livro: Mapa dos Dias ( O lar da srta. Peregrine para crianças peculiares #4)
Autor(a): Ransom Riggs
Editora: Intrínseca
Páginas: 448
Adquira: Amazon
Livro cedido através da parceria com a editora
Mapa dos dias é a aguardada continuação de uma das séries de maior sucesso dos últimos anos. Para os leitores que estavam com saudades do universo mágico criado por Ransom Riggs, esta sequência vai além do prometido e descortina um cenário ainda mais rico, com novas criaturas, mistérios que envolvem todo o mundo peculiar e uma infinidade de aventuras a serem exploradas. Fascinante e imperdível para os amantes da série e para os novos fãs que certamente virão. Jacob voltou para sua casa nos Estados Unidos após vencer os etéreos no Recanto do Demônio, mas ainda não sabe como conciliar a vida normal e tudo o que viveu. Agora que Emma, a srta. Peregrine e seus outros amigos vivem com ele no presente, em sua casa na Flórida, vamos acompanhá-los no processo de reconstrução do mundo peculiar. Mas essa ideia cai para segundo plano quando eles descobrem um bunker subterrâneo na casa onde seu avô morou. A partir daí, surgem pistas de uma organização secreta que caçava etéreos e ajudava peculiares por todos os Estados Unidos, e isso os inspira a sair em uma missão tão perigosa quanto significativa por esse território desconhecido. Um mundo novo, sem regras nem ymbrynes; um país em que clãs vivem em conflito e em que cada fenda temporal esconde criaturas nunca antes vistas. A série de Ransom Riggs é sucesso absoluto no Brasil e no mundo, tendo conquistado milhões de leitores graças a uma encantadora combinação de mistério, romance, aventura, viagem no tempo e à sombria seleção de fotografias antigas, da coleção pessoal do autor – desta vez, muitas delas coloridas.



Após os eventos em Biblioteca de Almas, Jacob retornou para casa, tentando encontrar uma forma de viver sua vida normal e conciliá-la com a peculiar, voltando para a fenda no País de Gales e reencontrando seus amigos e a doce Emma. Mas algo mudou no mundo peculiar e Jacob não precisa mais pensar no assunto quando a Srta. Peregrine e todos os seus amigos aparecem em sua casa, nos dias atuais.

Por algum motivo, o tempo reiniciou para todos os pupilos da Srta. Peregrine e eles podem circular livremente no tempo presente, sem envelhecer aceleradamente. Agora eles estão em missão por todo o Recanto do Demônio, tentando reconstruir o próprio mundo, desbravando fendas e salvando peculiares.

Só que como todos pararam no tempo durante a segunda Guerra, nenhum dos jovens tem noção de como se comportar nos dias atuais. E é aí que Jacob vai entrar, ensinando seus amigos a "normalidade", enquanto faz sua própria tarefa no Recanto, onde é tratado como um herói por ter exterminado os etéreos e acólitos, grandes inimigos dos peculiares.

Porém, as tarefas destinadas aos jovens não são o que eles esperavam. Quer dizer, eles salvaram o mundo, mereciam mais do que separar correspondência ou carregar peso, não é mesmo? Então, quando uma oportunidade de ouro aparece, Jacob e seus amigos não hesitam em agarrá-la e mudar suas vidas para sempre.

Acontece que Abraham Portman, o avô de Jacob, escondia um bunker secreto em sua casa. Depois de ir embora de Gales, Abe não largou a vida peculiar e seguiu pelos Estados Unidos caçando acólitos e protegendo todo e qualquer peculiar que encontrasse. No bunker, Jacob encontra informações que o levam a um antigo parceiro do avô e faz com que o garoto decida seguir seus passos.

Quando recebe sua primeira missão, Jacob não pode ir sozinho. Emma é a escolha óbvia, é claro, e os talentos de Millard e Bronwyn podem ser muito úteis nessa empreitada. Enoch acaba indo junto por insistência e não demora para os cinco se aventurarem pelos Estados Unidos para atingir seu objetivo. Mas será que Jacob está preparado para reviver o passado de Abe e desenterrar segredos sobre quem seu avô realmente era?

Mapa dos Dias é o quarto volume da série O Lar da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares e foi lançado no mês passado pela editora Intrínseca. Quando eu soube do lançamento dessa história, fiquei muito empolgada, afinal me encantei pela trilogia anterior e fiquei com aquele gostinho de quero mais quando a finalizei. Então assim que recebi meu exemplar, me joguei na leitura.

Foi tão maravilhosa a experiência de retornar para o mundo peculiar! Ransom Riggs tem uma escrita que prende o leitor imediatamente e me vi imersa na trama logo nos primeiros capítulos. O legal é que esse livro inicia exatamente onde o anterior termina e dá algumas respostas que eu nem sabia que precisava.

A narrativa segue em primeira pessoa, pela perspectiva de Jacob. Gosto muito do personagem e aqui, apesar de ter tomado algumas decisões erradas, acredito que ele está mais maduro e sensato. A única coisa que me incomoda no personagem é o modo como ele espelha toda sua vida no avô, mesmo já tendo sido provado que os dois são bem diferentes.

Neste quarto volume vamos acompanhar a jornada peculiar pelos Estados Unidos, que é bem diferente de tudo que os personagens conhecem e já viram na Europa. Na América, as ymbrynes não tem o mesmo poder e as fendas e peculiares são bem diferentes. Foi bem legal acompanhar essa mudança de cenário e ver como o autor se preocupou em construir essa dicotomia.

Um ponto que achei extremamente positivo foi quando, em um momento específico do livro, Ransom falou sobre a segregação racial nos Estados Unidos no início do século XX. Quando você escreve um livro sobre viagem no tempo - ou fendas temporais, nesse caso - tem que saber ambientar tudo muito bem dentro do contexto histórico e só o fato de o autor não ignorar a segregação e ainda dar uma bela lição sobre preconceito já valeu toda a leitura.

O final foi uma gama de acontecimentos e eu estava em frenesi enquanto lia. Achei que o autor ia encerrar o livro de uma forma, mas percebi que ainda tinham muitas páginas para a história acabar naquele momento. Então ele foi lá e me surpreendeu, finalizando a obra com um gancho maravilhoso para a continuação, que eu espero que não tarde pra lançar.

Mapa dos Dias é uma excelente continuação e tenho certeza que vai agradar os fãs da série. Lá fora o livro é vendido como o primeiro volume de uma nova trilogia, podendo ser lido independente, mas recomendo que a leitura seja feita em sequência, para não perderem informações importantes. É uma série que vale a pena, então aproveitem e leiam tudo de uma vez. Eu super recomendo.

6 comentários

  1. Tenho a trilogia dos peculiares e quando vi este lançamento do quarto livro, também fiquei imensamente feliz!
    Ainda não pude comprar, mas pelo que li acima, o autor conseguiu fechar a saga com chave de ouro, ainda mais quando isso de ambientar tudo em suas épocas acontecidas!
    Sem sombra de dúvidas, foi uma das melhores sagas escritas até hoje e pretendo finalizar ela em breve!!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Olá Glaucia!
    Eu li o primeiro livro um pouco antes de lançar o filme e depois não continuei com a leitura. Eu não consegui me conectar muito com a história mas gostei do universo criado pelo autor. Ler a sua resenha me fez querer retornar a leitura, pois achei bem bacana o autor inserir esses acontecimentos históricos na trama.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Glaucia!
    Nem sabia desse quarto livro, mas gostei de saber que Ransom conseguiu inserir em sua fantasia, fatos históricos e ainda trouxe o debate para o livro, isso é fascinante na minha opinião.
    Acho a história muito bem desenvolvida e criativa.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  4. Estou tão ansiosa pelo lançamento do próximo livro. Vi no instagram do autor que deve sair até o final do ano que vem, e, aaaaa, não aguento. A série da Srta. Peregrine é minha favorita da vida, e eesse livro foi um presente. Concordo que às vezes o Jacob é um pouco chato nessa questão das comparações, mas acredito que isso pode mudar com os próximos livros, pois ele é um personagem que cresce bastante ao longo da história. Ah, e eu quero logo uma reconciliação dele com a Emma porque ELES NÃO PODEM FICAR SEPARADOS!
    Em fim, adorei a resenha e seu blog *-*
    https://memorialices.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Olá, não sabia que havia uma continuação depois de Biblioteca de Almas, pois pra mim era um trilogia que se encerrava ali. É claro, contudo, que Riggs conseguiu tornar essa sequência relevante ao focar bastante no amadurecimento dos personagens, sem contar que o plot central também é de tirar o fôlego. Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Eu li só o primeiro livro da série, não sabia que tinha vários outros já!
    Eu amei o primeiro livro e estou super curiosa para ler os outros, são livros que estão na minha listinha faz tempo.

    beijinhos
    She is a Bookaholic

    ResponderExcluir


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥