30 novembro 2018

Resenha - 13 segundos, Bel Rodrigues


Livro: 13 segundos
Autor(a): Bel Rodrigues
Editora: Galera Record
Páginas: 304
Adquira: Amazon
Livro cedido através da parceria com a editora
O fim de um relacionamento é sempre um período difícil, mas isso se intensifica quando você está no último ano do colegial e precisa decidir o que será do seu futuro. Lola sabe que a decisão foi o melhor para os dois, mas aquela saudade de alguém que estava sempre presente é inevitável. Agora, tudo que Lola quer é deixar isso para trás e focar em pôr a vida em ordem novamente, se redescobrindo após um relacionamento que exigiu tanto dela e reavaliando suas prioridades: estudo, amigos, família e o canto, sua maior paixão. Com o corte do coral das atividades extras, a garota finalmente decide ouvir seus amigos e resolve criar um canal no YouTube para postar alguns covers, nada mais do que um hobby para substituir seu tão amado coral. Focada em não se relacionar seriamente e aproveitar as festas do último ano, tudo parece se alinhar quando Lola conhece John, um intercambista que busca exatamente o mesmo que ela: se divertir e criar memórias inesquecíveis. Quanto mais as coisas mudam, mais a garota percebe como perdera seu tempo tentando salvar um relacionamento que já estava naufragado, e como agora ela se sentia genuinamente feliz com as pessoas incríveis à volta e seu grande hobby se tornando cada vez mais influente. Entre conselhos sinceros, noites quentes e provas do Ensino Médio, a única coisa que Lola não poderia prever era o quão rápido tudo poderia desmoronar. Em treze segundos, especificamente.


É  preciso coragem para assumir quando algo não está dando certo. Quando se está preste a iniciar o último ano do ensino médio e o desapego precisa ser do seu primeiro amor, tudo se torna ainda mais difícil. Lola encara o termino da forma mais racional e amigável possivel, e espera - mesmo sem muita convicção - que seu ex faça o mesmo. Afinal, não tem porque apagar os momentos felizes que tiveram juntos.

Tudo que ela quer agora é se concentrar na sua música, arrasar nos estudos e aproveitar a companhia dos amigos. Infelizmente ou não, o destino não estava muito a fim de colaborar com seus planos. Antes de saber que John é um intercambista canadense, que está matriculado em sua turma e que foi agregado em seu grupinho através de seu melhor amigo, Lola já sabia que ele beijava muito bem. Entre outras coisas. Eles se conheceram em uma balada durante as férias, mas como abordar o fato que já havia estado em seu apartamento sem deixar o clima estranho?

As pessoas já são maldosas naturalmente, mas na internet, atrás de um monitor, elas parecem fazer questão disso; aproveitam o anonimato para  criar coragem de acabar com a felicidade de qualquer um.

O ano promete ser cheio de acontecimentos, principalmente agora que Lola decide se aventurar na web, mostrando sua voz ao mundo através do YouTube. Mas nem ela poderia imaginar a proporção que tudo tomaria em sua vida. E quem diria que o amor e o ódio seriam sentimentos tão difíceis de se administrar...

Está para existir uma sensação que me deixe mais completa como leitora, do que terminar uma história e saber que ela ficou marcada em mim de alguma forma. A dupla Bel Rodrigues e Lola não só deixaram meu coração aquecido, como me tocaram de forma inesperada. Minha jornada em nada se parece com a da protagonista e ainda sim consegui fazer conexões. Refleti sobre assuntos que eu nem cogitava precisar de atenção.

A narrativa é fluida, a história é gostosa de acompanhar e tudo que acontece no depois é tão profundo, que fez total sentido quando descobri, na nota da autora, que sua inspiração veio de alguém próximo. Sei que muitos já sabem o que acontece com a personagem, pois foi amplamente debatido nas redes, mas acho que a experiência é muito mais completa quando você é pego de surpresa, assim como eu fui.

As pessoas associam que viver intensamente era sinônimo de encarar aventuras e fazer o que tem vontade, mas, mas mim, viver intensamente era aprender aos poucos e com coragem a se amar em um mundo que fazia questão que nos odiássemos.

Uma das coisas que eu mais gostei na composição da história, foi a forma que a autora introduziu o seu mundo na vida da personagem. A Bel é um youtuber e seu primeiro livro publicado foi a antologia O amor nos tempos de #likes, composta apenas por booktubers. Nesse livro, um outro autor me incomodou pelo tanto da sua realidade que ele transferiu para o personagem. Fiquei com receio que isso pudesse acontecer aqui, já que Lola pretende se aventurar na plataforma, mas foi totalmente diferente. Ela soube utilizar sua experiência para agregar a história e explorar alguns assuntos que se agravam cada vez mais na era da globalização.

A Galera Record aproveitou que a história era incrível e arrasou na parte gráfica também. Eu amo essa capa, sua simplicidade e o tanto de significados que ela esconde (nem comento que usaram a mesma fonte da identidade visual do meu casamento...). A diagramação também saiu super fofa, a cara da editora! Os capítulos se iniciam indicando uma música, o que tem tudo a ver com a personagem, tem várias mensagens de celular e toda a diagramação é confortável para ler. A fonte levemente maior que o normal me incomoda? Sim. Mas depois de anos, já acostumei que alguns livros vem assim.

A vida não se resumia a encontrar alguém que vá nos querer acima de tudo ou perder alguém que amamos muito. A gente não podia nem deveria se envolver com uma pessoa sem antes estar bem com nós mesmas.

13 segundo pode ser apenas mais um livro lido na sua meta do ano ou uma história que fez a diferença. Tudo depende do seu momento. Ele é quase como uma mensagem subliminar. Você nem percebe que certas mensagens estão sento passadas até se ver refletindo sobre elas. Sim, no plural. A autora não se restringiu ao plot central. O último capítulo é um exemplo disso e um belo tapa na cara. Essa diversidade permite às mulheres que nunca sofreram como Lola, se identifiquem também. Se de tudo, nada for relevante pra você, espero que ao menos a sonoridade lhe inspire.

Sabe aquela lista de livros que todo adolescente deveria ler? Inclua nela essa história. Imediatamente.

4 comentários

  1. Segunda resenha que leio deste livro e já foi suficiente para desejar muito conhecer um pouco mais sobre Lola e sua vida!
    Tá, adolescentes e suas escolhas, mas penso eu, depois de ler acima, que é sim também um meio de nós, velhinhos, voltarmos na imaginação a um passado e com isso, reviver alguns bons ou ruins momentos!
    A capa é belíssima e se vem com bons tapinhas na cara,melhor ainda!
    Lista de desejados!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Oi Dreeh,
    Menina, é tão bom terminar o livro com essas sensações maravilhosas, não é?
    Ou não prestei atenção, ou realmente não vi nenhum debate sobre o livro, então não sei, e nem imagino, o que aconteceu com a protagonista, ainda assim achei a história bem intensa, de foram que, como você citou, conseguimos encaixar na nossas realidade.
    Gostaria de ter a oportunidade de ler.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Eu vi muitas resenhas contraditórias, uns amaram de paixão e outras acharam sem graça, vi muita gente reclamando que ela deixou o drama/problema mais pro final, que não trabalhou muito nesse ponto, então estou em dúvida, mas no fundo acho que não vou ler, estou numa fase de livros mais adultos, fugindo de YA.

    ResponderExcluir
  4. É difícil explicar minha relação de Amor e Ódio com esse livro começou que em todas as regiões que eu lia era um pouco contraditório já que muitos falavam que amavam o livro outras falavam que a leitura era ruim e eu fui ler o livro para tirar minhas próprias conclusões e acontecer o quê a história saindo do começo já era previsível Ao menos para mim e isso me irritou muito todo desfecho da história Era bastante previsível e clichê

    ResponderExcluir


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥