01 outubro 2018

Resenha - Tarde Demais, Colleen Hoover


Livro: Tarde Demais
Autor(a): Colleen Hoover
Editora: Galera Record
Páginas: 384
Adquira: Amazon
Livro cedido através da parceria com a editora
Para proteger o irmão, Sloan foi ao inferno e fez dele seu lar. Ela está presa em um relacionamento com Asa Jackson, um perigoso traficante, e quanto mais os dias passam, mais parece impossível enxergar uma saída. Imersa em uma casa incontrolável que mais parece um quartel general, rodeada por homens que ela teme e sem um minuto de silêncio, também parece impossível encontrar qualquer motivo para se sentir bem. Até Carter surgir em sua vida. Sloan é a melhor coisa que já aconteceu a Asa. E se você perguntasse ao rapaz, ele diria que também é a melhor coisa que já aconteceu a Sloan. Apesar de a garota não aprovar seu arriscado estilo de vida, Asa faz o que é preciso para permanecer sempre um passo a frente em seu negócio e proteger sua garota. Até Carter surgir em sua vida. A chegada de Carter pode afetar o frágil equilíbrio que Sloan lutou tanto para conquistar, mas também pode significar sua única saída de uma situação que está ficando insustentável. Colleen Hoover não tem medo de escrever sobre assuntos delicados e Tarde demais prova isso. Perpassando as formas mais cotidianas de machismo até as formas mais intensas e cruéis de abuso, a autora mergulha na espiral atordoante que é um relacionamento abusivo.

Sloan é uma jovem universitária que não possui recursos ou uma estrutura familiar capaz de lhe dar um ambiente saudável para viver com o irmão autista. Sem encontrar auxílio ou “uma luz no fim do túnel”, ela aceita a ajuda do namorado Asa, um traficante de drogas que ela finge amar com o intuito de garantir um lugar para morar e os cheques enviados a clínica que cuida das necessidades de seu irmão.

Asa não é um mocinho nessa história, ele é o maior traficante de drogas da história do Campus, mas seu amor por Sloan embora doentio e machista é verdadeiro, pelo menos em sua mente deturpada. Asa acredita que Sloan é imaculada, a resposta de Deus a todo e qualquer tipo de dificuldades que viveu em sua infância com uma família disfuncional e desajustada.

Apesar da boa aparência, Asa tem seus defeitos. Na verdade, sua aparência deve ser a única coisa na qual não vejo defeitos. Ele é arrogante, tem temperamento forte, é difícil de lidar às vezes. Mas me ama. Ele me ama pra cacete. 

Carter é o agente infiltrado no caso do tráfico de drogas no Campus. Sua missão é colher provas e encurralar Asa, mas quando conhece Sloan, todas as suas motivações são arruinadas, inclusive a segurança de seu parceiro, o sucesso do caso e até mesmo sua carreira. O amor instantâneo que sente por Sloan o torna irracional e promete comprometer o sucesso da investigação.

O que CoHo quis passar com essa história? Acredito que essa não seja a pergunta e que a proposta de Tarde Demais tão somente seja apresentar as consequências de quem se envolve com a vida do crime e o impacto que uma péssima base familiar pode trazer para a vida de uma criança educada sem respeito por mulheres ou pela sociedade.

Asa é um personagem que necessita de sérios tratamentos psicólogos. Mas algumas atitudes de Sloan e Carter me levaram a crer que ambos eram tão doentes quanto aquele para quem apontavam o dedo.

Tarde Demais foi o livro com o triângulo amoroso mais doentio que já tive a oportunidade de ler. Aqui não encontramos apenas uma mulher presa a um relacionamento abusivo, encontramos uma mulher que decidiu permanecer nessa vida por questões meramente financeiras. Sloan fingia estar satisfeita com a situação quando na verdade o que sentia por Asa era repulsa. E mesmo sabendo que o dinheiro do namorado era fruto de uma vida indigna e destrutiva, Sloan se permitia fechar os olhos, afinal seu problemas eram “maiores”.

Não consegui me afeiçoar ou sentir qualquer tipo de empatia por esses personagens. O romance entre Carter e Sloan não convence e muito menos suas motivações. A única mensagem que consigo tirar daqui é: Quem brinca com fogo, acaba se queimando.

Um comentário

  1. Comecei a ler este livro esta semana e mesmo devagarinho, vou caminhando.rs
    Mas realmente é um livro complicado, apesar de ainda estar bem no começo e já estar sentindo uma certa aversão aos personagens. E sei que isso vai piorar!
    Beijo

    ResponderExcluir


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥