09 maio 2018

Resenha - Tudo o que acontece aqui dentro, Julio Hermann


Livro: Tudo o que acontece aqui dentro
Autor(a): Julio Hermann
Editora: Faro Editorial
Páginas: 192
Adquira: Amazon
Livro cedido através da parceria com a editora
Amar é afogar-se com os próprios sentimentos e continuar respirando. Tudo o que acontece aqui dentro é uma seleção de crônicas sobre o amor em seus diversos estágios, sobre aprender com as experiências da vida... trata-se de um tipo de testamento das coisas do coração. É também um romance narrado pelas memórias de quem as viveu, por cartas que deveriam ter sido rasgadas, registros dos sentimentos pessoais de quem revelou bem mais de si que a maioria de todos nós. Uma das coisas mais bonitas é a maneira com que vamos enfeitando a alma enquanto esperamos alguém chegar "São cartas que escrevi enquanto ainda sentia a ferida arder. Os momentos felizes e os dias em que pensei que não iria aguentar”. Júlio tem um dom. Ele consegue exprimir sobre sentimentos com muita beleza e, ao compartilhar em escritos, permite que nós também possamos nomear o que muitas vezes sentimos e ficamos de algum modo aflitos, por não compreender. É o momento em que o nosso coração encontra a paz. Ele transforma o grito preso nas gargantas em literatura. São linhas que costuram o aprendizado sobre amor com o olhar de uma geração.


Tudo o que Acontece aqui dentro é o livro de estreia de Júlio Hermann e traz em forma de crônica cada fragmento de histórias que marcaram o autor no decorrer de suas aventuras de amor.
Com uma narrativa melancólica e carregada de sentimentos, somos capturados pelas experiências descritas em cada página, por cada dor, esperança e frustração que nos leva a uma jornada de aprendizado e autoconhecimento, seja ele adquirido através de momentos felizes ou até mesmo durante alguma desilusão amorosa.

E nesse enredo que fala de todas as formas de amor, Júlio derrama seu coração através das palavras, emocionando e permitindo ao leitor identificar-se com seus textos em meio a esse turbilhão que é apaixonar-se, ter o coração partido e restaurado com a chegada de um novo amor.

Acho que uma das coisas mais bonitas é a maneira com que vamos enfeitando a alma enquanto esperamos alguém chegar.

Não costumo ler muitos livros de crônicas, no entanto foi grande minha surpresa ao iniciar a leitura desse livro e me deparar com uma obra tão bela por dentro e por fora. Além de possuir edição e diagramação belíssimas, cada crônica inicia com uma música especial, dando um toque ainda mais especial à cada história. O resultado final é uma playlist romântica, sensível e arrebatadora.

A escrita fluída e envolvente é outro ponto importante nesse livro, contudo sugiro que a leitura seja feita aos poucos, para que possam ser sentidos e apreciados cada sentimento compartilhado ao decorrer dos relatos e devaneios do autor.

Dias desses a gente se encontra e eu te conto que todas essas metáforas que eu crio sobre o amor são sobre você. Conto também o quanto valeu a pena nadar contra a correnteza pra te encontrar.

Tudo o que acontece aqui dentro é uma história para ser sentida e principalmente refletida, um verdadeiro convite a relembrarmos a sensação de perder-se em meio a loucura do amor, de estar vivo, de amar e ser amado, de sofrer e se curado. É um convite a nos despirmos das máscaras que por vezes nos impedem de vivermos intensamente e de sermos nós mesmos. É sobre a capacidade de olharmos para o lado e expressarmos sem anseios o que sentimos, antes que morramos engasgados com a torrente de sentimentos que inundam nosso peito.

Um comentário

  1. Sou apaixonada por contos, crônicas e ando namorando este livro desde seu lançamento.
    Ainda mais quando o livro vem assim, cheio da alma do autor. Não apenas coisas imaginadas, inventadas...mas sim, sentidas a fundo e vindas de dentro da alma.
    Não é auto-ajuda, mas um retrato claro sobre a forma que vivemos, nos escondendo, nos mascarando todos os dias.
    Hora de dar a "cara a tapa", de sermos reais, de sermos nós!
    Espero ler com certeza.
    Beijo

    ResponderExcluir


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥