24 dezembro 2017

Resenha - Viva a Vagina, Nina Brochmann


Livro: Viva a Vagina
Autor(a): Nina Brochmann
Editora: Paralela
Páginas: 344
Adquira: Submarino | Amazon
Livro cedido através da parceria com a editora
Você pensou que conhecia seu corpo? Pense de novo! Viva a vagina explica tudo o que você sempre quis saber sobre a vagina, mas não ousou perguntar. Aprenda a verdade sobre orgasmos femininos, a dança dos hormônios menstruais e o que exatamente é a vulva. Este livro também oferece explicações detalhadas para finalmente entender como os diferentes tipos de contraceptivos funcionam no corpo, como é uma vulva “normal” e se o uso de meias pode mudar sua vida sexual. As estudantes de medicina e educadoras sexuais Nina Brochmann e Ellen Støkken Dahl utilizam os conhecimentos médicos para oferecer informações confiáveis e desmistificar o órgão sexual feminino. Com uma abordagem direta e bem humorada, é uma leitura obrigatória para mulheres (e homens!) de todas as idades.


Ao ler “Viva a a vagina”, fiquei na dúvida se era um livro didático ou uma bíblia vaginal (rsrsrs), porque vai ser bom assim lá em casa! Meninas este é um livro que toda mulher precisa ler. E para as mais ousadas aconselho dar um de presente para seus respectivos, para ele rezarem essa cartilha na ponta da língua. (Com ou sem duplo sentido. Hahahahah).

O motivo por que nos preocupamos tanto com a terminologia é que o aparelho genital é muito mais do que a vagina, mesmo que ela certamente nos seja muito querida!

Neste livro não só aprendemos que a vagina pode ter vários apelidos carinhosos por aí, aprendemos também a lidar com nosso próprio corpo e órgão, confesso que lendo me senti uma desconhecida para mim mesma e acho que talvez muitas mulheres estejam na mesma situação que eu estava, pois o nosso corpo é bem complexo. Nada que Nina Brochmann e Ellen Stokken Dahl, duas estudantes de medicina não tenham conseguido esclarecer.

Com explicações diretas e muito nítidas este livro tem o poder de nos instruir sobre nós mesmas, é como se estivéssemos lendo nosso próprio manual de instruções. Todo o livro é dividido por subtítulos que abordam diversos assuntos como: sexo, Pílula Anticoncepcional, menstruação, doenças sexualmente transmissíveis entre outros.

A ideia sobre a virgindade está por todo lado na cultura popular. O hímen da vampira Jéssica, de True Blood, se regenera depois de cada relação sexual, e ela sangra toda vez, como se fosse a primeira. A dúvida cerca Margaery Tyrell de Game of Thrones: será que ela realmente é “pura” depois de se casar com o terceiro rei?

Confesso que ficou um pouco difícil para eu fazer essa resenha, afinal, são assuntos dos mais variados e repito: Este livro precisa ser lido por todas as mulheres, para que possamos entender nosso próprio funcionamento.

Algo que me chamou muito atenção nesse tema foi a respeito dos tabus que foram se erguendo ao longo dos anos e que tem sido muito difícil derrubá-los, como: sangramento na primeira relação amorosa da mulher, homossexualidade e transgêneros. Porque ainda nos dias de hoje temos tanta dificuldade em falar sobre tais assuntos? Porque tanta polêmica em torno de algo que nasceu conosco? Educação vem de casa e a sexual também! Os temas são muito bem abordados e construídos mostrando sempre a melhor face da nossa sexualidade.

Moças bem-educadas não podiam chamar a atenção para a necessidade de higiene íntima de vez em quando. Até admitir que se limpavam as partes íntimas era tabu, como se isso pudesse revelar o grande segredo da secreção vaginal.

As estatísticas apontam um enorme número de mulheres que nunca sentiram orgasmo e pasmem! A maioria delas fingem sentir para satisfazer seus companheiros, está aí mais um tabu, muitas sentem vergonha de expor seus desejos aos maridos, namorados, amantes, enfim. Se tornam reféns do próprio tabu e ficam infelizes em suas relações e como podemos satisfazer alguém quando estamos insatisfeitos?

Com uma linguagem bem atual e descontraída, além de tabelinhas e ilustrações que facilitam nosso entendimento “Viva a vagina” diz a que veio! Jogando por terra todo o tabu e falta de conhecimento em torno da vagina. Rsrsrsrs

Apesar do nome bem explícito na capa, ela é bem discreta e sútil, nada apelativa. A leitura corre agradável e você acaba ficando a cada página mais sedenta pelo autoconhecimento.

Uma leitura que deveria ser obrigatória para as mulheres de todas as idades e homens também, afinal, conhecimento não ocupa espaço e quem não gosta de um homem que sabe onde estão as coisas?! hahahahah

- - - - -
Postagem válida para o TOP COMENTARISTA, Participe!
Valendo um exemplar de Um beijo a meia-noite.


6 comentários

  1. Segunda resenha que leio deste livro e ele já foi para a lista de desejados desde então!
    Acredito também que todas as mulheres precisam urgentemente conhecer seus corpos, aprender a ter prazer, a dar prazer, sem se sentir menos ou impuras por isso.
    Este livro veio como um tapa na cara a todas nós e quero muito ter e ler ele em breve!!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Olá !
    Confesso que quando vi a capa desse livro pensei que nunca leria ler esse livro porque não é do meu tipo mas depois dessa resenha eu realmente fiquei curiosa.
    Parece ser um livro bem explicativo e quero muito ler.

    Bjus

    ResponderExcluir
  3. Oiee!
    Vi quando o livro foi lançado, mas de cara não me interessei pra ler nada sobre ele, mas agora, lendo sua resenha achei muito interessante e até com uma abordagem bem didática, é uma ótima pedida para rodas de debates, afinal toda e qualquer forma de conhecimento é válido.
    Gostei.
    Bjokas!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Ana Paula. Esse não é um livro que eu leria, mas por outro lado, acho que todas nós deveríamos ler, pois ele é um livro bem explicativo, que nos faz ter mais conhecimento sobre nosso próprio corpo e que pode nos ajudar.

    ResponderExcluir
  5. Oi Paula.
    Esse livro parece ser leitura obrigatória para todas as mulheres que querem conhecer melhor o seu corpo e falar sobre alguns tabus estabelecidos pela sociedade.
    Adorei saber que a leitura é bem direta, mas bem explicada. Acho que assim não haverá problemas de entendimento.
    Conhecimento nunca é ruim. Já vai para a lista de desejados.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Paula!
    Pois é, como algo que é tão natural e necessário para mulher como a relação sexual e conhecer seu próprio vorpo, ainda são temas tabus e não temos acesso mais aberto.
    Acredito que o machismo imposto a sociedade feminina é um dos motivos.
    Achei o livro bem importante e interessante de ser lido para nos conhecermos um pouco mais a fundo (com ou sem duplo sentido...kkkkk).
    Um Novo Ano repleto de realizações!!
    “Para ganhar um ano novo que mereça este nome, você, meu caro, tem de merecê-lo, tem de fazê-lo de novo, eu sei que não é fácil, mas tente, experimente, consciente. É dentro de você que o Ano Novo cochila e espera desde sempre.” (Carlos Drummond de Andrade)
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥