02 dezembro 2017

Resenha - Geekerela, Ashley Poston


Livro: Geekerela
Autor(a): Ashley Poston
Editora: Intrínseca
Páginas: 384
Adquira: Amazon
Livro cedido através da parceria com a editora
Quando Elle Wittimer, nerd de carteirinha, descobre que sua série favorita vai ganhar uma refilmagem hollywoodiana, ela fica dividida. Antes de seu pai morrer, ele transmitiu à filha sua paixão pelo clássico de ficção científica, e agora ela não quer que suas lembranças sejam arruinadas por astros pop e fãs que nunca tinham ouvido falar da série. Mas a produção do filme anunciou um concurso de cosplay numa famosa convenção valendo um convite para um baile com o ator principal, e Elle não consegue resistir. Na Abóbora Mágica, o food truck vegano onde trabalha, ela encontra a ajuda de uma amiga cheia de talentos para moda que vai criar o traje perfeito para a ocasião. Afinal, o concurso é a chance de Elle se livrar das tarefas domésticas impostas pela terrível madrasta e das irmãs postiças malvadas. Já Darien Freeman, o astro adolescente escalado para ser o protagonista do filme, não está nada ansioso para o evento, embora o papel seja seu grande sonho. Visto como só mais um rostinho bonito, o próprio Darien também está começando a achar que se tornou uma farsa. Até que, no baile, ele conhece uma menina que vai provar o contrário. Esta releitura de Cinderela transporta para o universo nerd os principais elementos do clássico conto de fadas, fazendo uma verdadeira homenagem a todos aqueles que sabem o que é ser fã e se dedicar de coração àquilo que amam.


Geekerela é uma versão contemporânea do clássico Cinderela que narra a história de Danielle Wittimer, mais conhecida como Elle. Nessa nova releitura, nossa protagonista é uma geek convicta, possui um blog e é apaixonada por Starfield, uma série no estilo Star Wars/ Star Trek que lhe foi apresentada pelos seus pais quando ainda era criança.

Assim como na história original, Elle é órfã e vive com a madrasta, uma mulher impertinente, preconceituosa e arrogante, e com suas duas filhas, Chloe e Calliope, as gêmeas do mal que fazem de tudo para diminuir e menosprezar a irmã postiça.

Tratada como uma criada dentro da casa que era de seu pai e divide com a madrasta e as irmãs, Elle tem seu momento de paz apenas quando chega em seu trabalho na “Abóbora Mágica”, um food truck de comida vegana dirigido por Hera, uma garota de cabelo verde que será uma verdadeira amiga quando Elle mais precisar.

Com a notícia de que seu seriado favorito será adaptado para o cinema, Elle se vê dividida entre o entusiasmo de ver Starfield mais uma vez nas telonas e o medo de que o remake seja uma verdadeira decepção. Por isso quando Darien Freeman, o galã do momento é escalado para fazer Carmindor, seu personagem favorito de Starfield, Elle se vê na obrigação de escrever uma crítica em seu blog sobre a escolha do ator, ela só não esperava que seu post iria viralizar na internet, colocando tanto o sucesso de Darien como da franquia em dúvida.

Darien Freeman é o novo rosto do momento. Com o sucesso de seu protagonista em um seriado adolescente, o ator é escalado para dar vida ao Príncipe da Federação de Starfield, o problema é que Darien também é fã alucinado da série e por isso tem medo de não suprir as expectativas dos fãs e as próprias.

Assim como Elle, Darien possui uma vida solitária, pais separados que não agem como pais e por mais que sua imagem diante das câmeras diga o contrário, o jovem se vê sozinho em meio a todo esse glamour, fãs alucinadas e repórteres que a todo tempo buscam um furo de reportagem ou escândalo que possa envolver o ator.

O caminho desses dois irá se cruzar de forma inesperada, no anonimato, graças a uma promoção de concurso de Cosplay onde o ganhador conhecerá Darien e receberá um prêmio em dinheiro. Como será a reação desses dois quando estiverem cara a cara? Só lendo para saber.

- Não estamos sozinhos – sussurro, degustando as palavras. Se esse for o universo impossível, espero que essa noite traga impossibilidades boas. Eu quero acreditar.

Divertido e repleto de referências a cultura pop, Geekerela encanta o leitor com sua narrativa leve, personagens bem construídos e um romance que vai se desenvolvendo de forma gradativa ao decorrer da trama.

Por serem adolescentes e estarem vivendo a fase das descobertas, questionamentos e incertezas, Elle e Darien possuem problemas em comum, no entanto tudo fica muito bem resolvido durante o desenrolar da trama, sem precisarmos ficar naquele clichê e mimimi que se espera de um livro YA.

Em suma, Geekerela é uma releitura maravilhosa, com um enredo bem amarrado e com uma mensagem bem motivadora, a de que devemos e podemos realizar nossos sonhos, independente de nossas dificuldades, basta acreditar e seguir em frente, sem nunca esquecermos quem somos e onde queremos chegar.

http://www.maisquelivros.com/2017/12/comentario-premiado-dezembro.html

5 comentários

  1. Sabe que eu adoro livros assim, com enredos leves e sem muita pretensão?
    Ainda mais quando traz tanta referência a contos de fadas que já nos ganharam de todas as formas possíveis!
    Não conhecia o livro,mas já estou colocando na lista de desejados e espero ter a oportunidade de conhecer os personagens!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Gláucia!
    Releituras são sempre muito boas de serem lidas e se essa é uma da Cinderela contemporânea, deve ser interessante.
    Acredito mesmo que a autora ficou mais focada nas malvadezes e deveria explorar mais o romance.
    Gosto também com essas relações que começam de forma virtual, sem se saber quem está do outro lado, embora seja um tanto perigoso…na vida real.
    Que dezembro seja repleto de realizações e o final de semana cheio de luz e paz!
    “Dentre os mais dignos predicados de um homem está o de saber dizer a verdade.” (Renato Kehl)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA dezembro 3 livros + 2 Kits papelaria, 4 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  3. Oi Glaucia.
    Eu adoro releituras.
    Geekerela lembrou muuuuuito Cinder & Ella. Mas muito mesmo. Tem ator escalado para fazer um remake, crítica das performances de ator em blog, e até cosplay. Eu adorei Cinder & Ella. Acho que você vai gostar também.
    Vou ler Geekerela e ver se gosto desse livro.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Pois muitos autores estão refazendo uma releitura de contos e isso é super legal. Me deixou bastante curiosa por esse livro, uma premissa muito boa e bem interessante. Irei anota na lista de compras!

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem?
    Eu sou louco pra começar a ler esse livro, todas as resenhas que eu vejo falam que ele é excelente e somente o fato dele ser baseado no conto da Cinderela já me deixa com vontade de ler ele pra ontem!

    Beijão,
    Vinicius
    omeninoeolivro.blogspot.com

    ResponderExcluir


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥