27 novembro 2017

Resenha - Mil beijos de Garoto, Tillie Cole


Livro: Mil beijos de Garoto
Autor(a): Tillie Cole
Editora: Outro Planeta
Páginas: 400
Adquira: Amazon
Livro cedido através da parceria com a editora
Um beijo dura um instante. Mas mil beijos podem durar uma vida inteira. Um garoto. Uma garota. Um vínculo que é definido num momento e se prolonga por uma década. Um vínculo que nem o tempo nem a distância podem romper. Um vínculo que vai durar para sempre. Ao menos era o que eles imaginavam. Quando, aos dezessete anos, Rune Kristiansen retorna da Noruega para o lugar onde passou a infância – a cidade americana de Blossom Grove, na Geórgia –, ele só tem uma coisa em mente: reencontrar Poppy Litchfield, a garota que era sua cara-metade e que tinha prometido esperar fielmente por seu retorno. E ele quer descobrir por que, nos dois anos em que esteve fora, ela o deletou de sua vida sem dar nenhuma explicação.

Rune e Poppy se viram pela primeira vez aos cinco anos de idade. Ele, que tinha acabado de chegar da Noruega, estava parado em frente a sua nova casa. Ela, que tinha acabado de pular a janela da casa vizinha, estava toda suja de lama, tinha um laço enorme na cabeça e um sorriso no rosto. Ela não perdeu tempo e já se apresentou traçando o futuro deles. Em uma perto de mão, eles se tornaram companheiros de aventura e os melhores amigos para sempre.

Essa amizade que começou de maneira atípica, se fortaleceu nos anos seguintes. Porém alguns anos depois, um presente muda totalmente o relacionamento dos dois. A avó da Poppy sempre foi uma grande companheira de aventuras deles e vez ou outra contava sobre os beijos memoráveis que recebeu de seu falecido marido. Querendo que a neta tenha lembranças tão emocionantes quanto as suas, ela à presenteia um jarro e mil corações em branco, para que ela possa anotar todos os beijos em que seu coração quase explodiu.

Beijo 1. Com meu Rune. No bosque florido. Meu coração quase explodiu.

Acontece que Rune não gosta nada da ideia de vê-la beijando outros garotos e, no auge dos seus oito anos, decide que ele será o responsável pelos beijos que ela guardará. Em uma atitude que de impulsiva não teve nada, ele sela mais uma vez o futuro deles. O primeiro beijo do pode acontece atrás da casa deles, aos pés da cerejeira favorita da garota.

Levando em consideração suas idades, é natural imaginar que eles irão se afastar ao longo dos anos. Ou não. Eles são tão perfeitos juntos que serão um daqueles raros casais que se conhecem muito novos e ficam juntos a vida inteira. Pois bem, a realidade de Poppy e Rune não é nenhuma dessa duas opções.

Eles constroem um relacionamento lindo, mas aos quinze anos a vida os obriga a se separar. Rune precisa voltar para a Noruega com a família e eles prometem manter contato até que ele tenha idade suficiente para voltar. Porém, depois de alguns meses, Poppy some do mapa junto com toda a sua família. Ela para de responder as mensagens dele e ninguém parece saber onde ela está ou o que aconteceu.

Beijo número 356. Com o meu Rune em sua garagem… quando ele me deixou.

Dois anos depois, quando Rune retorna para a casa onde cresceu, ele não é mais o mesmo garoto. Seu olhar sempre apaixonado, a alegria sempre estampada no rosto, a maquina fotográfica pendurada no pescoço.. tudo isso sumiu. Os últimos anos o transformaram em um rebelde encrenqueiro, mas não tiraram sua determinação. E ela está concentrada em saber o porque Poppy o abandonou.

Quando conheci o livro eu não esperava nada além de uma história fofinha sobre reencontros, amor e amizade. Quando minha timeline explodiu de pessoas de pessoas dizendo que estavam desidratando de tanto chorar com a história, eu fiquei me questionando o que teria acontecido. Então decidi iniciar a leitura para tirar minhas próprias conclusões.

Eu sou uma pessoa que chora fácil, mas apesar de ter ficado emocionada em diversos momentos, derramei poucas lágrimas ao longo da leitura. Mas reconheço, o potencial dele para fazer o leitor chorar é enorme. Além disso, o enredo é bem surpreendente. Pela sinopse conseguimos imaginar mil motivos para ela ter se afastado, a maioria bobo, mas todos aceitáveis. Eles eram bem novos, podia rolar uma pressão da família, dos amigos, ou dela própria.. mas nem a mente mais mirabolante imagina o real motivo. E essa descoberta que faz essa história ser mais que um simples romance.

A narrativa da Tillie Cole é fluida, tocante e leva a querer virar a noite lendo. Não conclui a historia na velocidade que desejava, mas sempre que eu não conseguia pegar no livro, ficava imaginando o que aconteceria no próximo capítulo. Porém, contudo, entretanto, dois pontos me levaram a não me apaixonar cegamente por essa história.

A segunda metade do livro, depois que já descobrimos o grande x da questão, o história se torna mais lenta. Isso não é algo necessariamente ruim. A autora precisava desse tempo para que a história tivesse profundidade. Porém, eu estava em um momento que precisava de um livro que me prendesse a ponto de não conseguir pensar mais em nada. E no final, depois de ter chorado rios com o último capítulo, a autora me bombardeia com um epílogo terrível. Ele muda a mensagem transmitida nas páginas anteriores e limita os personagens de uma maneira que eu detestei.

Viva intensamente, ame intensamente, vá atrás dos seus sonhos, busque aventuras e capture momentos. Viva lindamente.

Graficamente o livro é muito fofo. A capa transmite toda a ternura existente na história, mas esconde um pouco da profundidade de sua história. A diagramação é simples e confortável para a leitura. Os capítulos possuem um título e sempre vem explicito quem é o narrador da vez.

Fiquei encantada com a nitidez com a qual enxerguei o amor dos protagonistas. A autora conseguiu transmitir esse sentimentos em cada gesto deles. Dos mais simples, como uma troca de olhas, aos grandiosos. Esse é sem dúvida um dos romances mais puros que já tive o prazer de ler.


Resenha em vídeo:


- - - - -
Postagem válida para o TOP COMENTARISTA, Participe!
Valendo um exemplar de Dear Heart, eu odeio você!.

4 comentários

  1. Eu amei esse livro! Quando eu comecei ele, eu também esperava uma história fofinha, mas me surpreendi muito com essa história. Eu adorei os personagens <3
    Eu não choro muito fácil com livros, mas chorei bastante com esse.
    Mas confesso que não gostei daquele epílogo, eu também achei que ele mudou totalmente a mensagem do livro, e foi bem desnecessário. Com certeza o livro seria melhor se não tivesse o epílogo.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Eu já li tantas resenhas sobre esse livro que está no topo da minha lista de compras. A história é muito envolvente, tem um pequeno romance super fofo nele. Estou ansiosa para ler!

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  3. Acho que é a segunda resenha que leio deste livro e já foi mais do que suficiente para eu colocar ele na lista de desejados.
    Sou uma romântica incurável e achei tudo tão lindo o que li acima. A simplicidade do sentimento, o crescer dos personagens, não somente nas cascas, mas no coração e alma.
    Preciso conhecer o que de mais forte liga os dois!!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Dreeh!
    Ai que saudade do meu primeiro amor há mais de 40 anos atraás...kkkk
    Tudo tão puro, simples, sem complicações, o sentimento de podermos enfrentar tudo...
    Acredito que o amor dos protagonistas vá nessa linha e tenham de provar para tudo e todos que se amam realmente.
    Também sou daquelas que chora fácil e já ando preparando minha caixinha de lenços para quando for ler...kkkk
    Que dezembro seja repleto de realizações e o final de semana cheio de luz e paz!
    “Dentre os mais dignos predicados de um homem está o de saber dizer a verdade.” (Renato Kehl)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA dezembro 3 livros + 2 Kits papelaria, 4 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥