27 abril 2017

Resenha - Xeque-Mate Da Rainha, Elizabeth Fremantle


Livro: Xeque-Mate Da Rainha
Autor(a): Elizabeth Fremantle
Editora: Paralela
Páginas: 328
Adquira: Saraiva | Submarino
Livro cedido através da parceria com a editora
A corte do rei Henrique VIII, repleta De intrigas e traições, é palco para esse romance histórico avassalador, repleto de intriga e traição. Elizabeth Freemantle conduziu extensa pesquisa para recriar o universo da corte do rei Tudor, Henrique VIII. Katherine Parr, sexta do rei, trilha um caminho perigoso entre paixão e lealdade. Muito mais nova que seu marido, ela precisa aprender rapidamente a lidar com os perigos da corte Tudor, especialmente no que diz respeito à sua fé e ao seu verdadeiro amor. Divorciada, guilhotinada, morta, divorciada, guilhotinada. Esse é o histórico das ex-mulheres do meu noivo. Estou apaixonada por um homem que não posso ter e prestes a casar com um homem que ninguém desejaria - meu noivo é Henrique VIII, que já guilhotinou duas esposas e divorciou outras duas e assistiu uma morrer durante o parto. Como sobreviverei uma vez que me tornar a rainha da Inglaterra?

Xeque-Mate da Rainha é um romance de época histórico que tem como pano de fundo a corte do Rei Tudor, Henrique VIII e toda a sua trajetória matrimonial de traição, mortes e separação.

Katherine Parr tem 31 anos e está viúva pela segunda vez, como boa esposa ela permaneceu cuidando do marido até o último suspiro ao lado de Huicke, um médico enviado pelo rei para lhe prestar auxílio nesse momento difícil. Com a viuvez ela adquiriu liberdade e dependência financeira, ficando apenas com a responsabilidade de cuidar da enteada Meg. Com os bens deixados pelo marido, Katherine tornou-se uma mulher rica e poderá seguir com a vida sem a necessidade de um novo casamento, mas sua condição não permanece a mesma por muito tempo.

Convidada a voltar à corte, Katherine logo chama a atenção do Rei por seu comportamento específico e por ter se mostrado tão dedicado ao falecido marido em seu leito de morte. No entanto, mesmo com a recente perda, Kit, apelido usado pelos mais íntimos, vê seu coração capturado pelo jovem e belo Thomas Seymour, um cavalheiro charmoso que coleciona suspiros por onde passa e retribui seus sentimentos com o mesmo afinco. Contudo esse amor está fadado ao fracasso, pois a liberdade de Kit está com os dias contados, já que o Rei tem planos de torna-la sua sexta esposa, e as ordens do Rei devem ser acatadas. E como desejo do Rei, Katherine se torna Rainha da Inglaterra, ocupando seu lugar no trono e vestindo seu manto de falsa submissão ao marido.

A profundidade de Katherine lhe inspira respeito, pois sua própria paciência é rala como cerveja aguada. Quando ela está longe do rei é outra pessoa, radiante e sagaz, divertida, provocadora, efervescente; não grave assim, com essa risada muda e o sorriso sério.

Katherine é uma mulher inteligente, meticulosa e capaz de infiltrar seus planos na mente do rei sutilmente. Diferente das cinco esposas anteriores de Henrique VIII, Kit não quer apenas enfeitar o trono, ela quer fazer a diferença, o problema é que sua crença não é aceita pelo Rei e sua corte, que não aprova a reforma religiosa protestante, por isso cogitar qualquer envolvimento com a causa é considerado um ato de traição e condenação à morte. Mas será que isso será o suficiente para impedir a Rainha?

Com o tempo, Kit vai ganhando a confiança do Rei e aos poucos se permiti imaginar uma revolução na Inglaterra, mas lidar com a corte e os inimigos que se levantarão não será uma tarefa fácil e poderá colocar em risco sua influência com o marido e até mesmo a sua posição.

“Estou com medo”, ela murmurou quando sua fúria se acalmou. “Pela primeira vez, estou realmente com medo. Posso senti-los em volta de mim, observando, esperando, aproximando-se, escondidos nos cantos, em meu encalço. Sei que sempre foi assim, mas isso mudou tudo... estão atrás do meu sangue, Huicke.”

Falar desse livro sem soltar spoiler é algo bem difícil, então vou optar por dizer que um dos pontos altos da história de Katherine além de sua astúcia e determinação, é sua amizade com o médico Huicke, e com a empregada Dot, a quem considera como família. Esses dois personagens são pilares importantes na vida de Kit, e mesmo no período de maior tribulação se mostrarão leais a sua causa.

O Xeque- Mate da Rainha é um romance repleto de intrigas, reviravoltas, discussões políticas e religiosas. Não foi uma leitura rápida por conta da densidade, mas foi uma trama envolvente, instigante e carregada de informações históricas que valem a pena serem conferidas e apreciadas. O final não foi como eu esperava e me deixou extremamente angustiada com alguns acontecimentos, mas nada que tire o brilho da obra.

Outra mulher poderia ter chorado por isso, mas não Katherine. Ela é feita de material resistente, e a alegre encenação junto do rei esta noite é testemunho disso.

Em relação à edição física, a arte gráfica está belíssima, as folhas são amareladas, as letras estão em tamanha confortável para leitura e não encontrei qualquer erro de revisão.

Indico o livro para os leitores que amam um bom romance de época e apreciam a história da corte Tudor.

3 comentários

  1. Eu amo histórias assim!Que trazem personagens fortes e determinadas!
    Aliás, muitas histórias hoje tem sido assim, felizmente. E lutar pelo que se quer, parece ser o ponto alto desse livro.
    A capa é um espetáculo. Só não curti muito o título..rs
    Mas vai para a lista de desejados, com certeza!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Gláucia!
    Que delícia ver um romance de época histórico e com uma protagonista obstinada, astuta e que quer se fazer presente no Reino e não apenas ser uma figura decorativa.
    Achei bem intrigante e ainda mais porque ela tem aliança com pessoas que não seriam prováveis.
    Quero ler.
    “A sabedoria é a única riqueza que os tiranos não podem expropriar.” (Khalil Gibran)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP COMENTARISTA ABRIL especial de aniversário, serão 6 ganhadores, não fique de fora!

    ResponderExcluir
  3. Já vi esse livro e fiquei querendo ler. Parece ser um livro interessante, a personagem tem garra e sabedoria, pois com seu jeitinho influencia o rei, tem muitos conflitos também nessa trama e busca pelo poder, fiquei impressionada como o rei gosta de casar uma sexta esposa não é para qualquer um rs.

    ResponderExcluir


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥