29 dezembro 2016

Nos Cinemas - Minha Mãe é Uma Peça 2, O Filme






Filme: Minha Mãe é Uma Peça 2, O Filme
Diretor(a): César Rodrigues
Distribuidora: Downtown Filmes
Duração: 96mim
Lançamento: 22 de dezembro de 2016
Classificação: 12 anos
Dona Hermínia está de volta, desta vez rica, pois passou a apresentar um bem-sucedido programa de TV. Porém, a personagem superprotetora vai ter que lidar com o ninho vazio, afinal Juliano e Marcelina resolvem criar asas e sair de casa. Para balancear, Garib, o primogênito, chega com o neto. E ela também vai receber uma longa visitinha da irmã Lucia Helena, a ovelha negra da família, que mora há anos em Nova York.

Paulo Gustavo está de volta no papel que o consagrou no teatro e, anos depois, no cinema. Após o sucesso que foi o primeiro filme, em 2013, era inevitável que surgisse uma continuação.

Eu tenho uma relação de amor e ódio com o ator. Amo o seu jeito debochado, suas respostas estúpidas e de como ele retrata o cotidiano, que vai do relacionamento entre casais, passas pelas experiências de se frequentar uma academia e termina no medo de pegar um avião. Criatividade não lhe falta.

Ao mesmo tempo não o considero um ator versátil. Parece que ele está sempre representando versões alternativas da Dona Hermínia em seus outros trabalhos.


Voltando ao filme, o maior mérito é justamente a atuação de Paulo Gustavo. Representando a personagem desde 2007, dá pra sentir que Dona Hermínia faz parte dele. Parece que a personagem é uma segunda personalidade do ator. É natural demais, é bem feito demais e o melhor, é engraçado demais.

Com relação a evolução dos personagens, pouco podemos considerar. O mesmo podemos dizer da evolução do roteiro. Se nos basearmos no final do filme, as expectativas quanto a isso tendem ser as melhores para um próximo filme.

A melhor adição foi a atriz Patrícia Travassos, que interpreta Lúcia Helena, uma das irmãs. Bem desbocada e bem soltinha, a personagem proporciona bons momentos. Assim como a personagem vivida por Suely Franco, Tia Zélia. Uma pitada de drama na medida exata.

No mais, as piadas parecem recicladas do primeiro filme. Não deixam de ser engraçadas, ok. Mas tiram um pouco da originalidade do longa e as surpresas que ele poderia proporcionar.

Com certeza o filme vale a ida ao cinema. É puro entretenimento e vai arrancar umas boas risadas. Queria, de verdade, que o terceiro filme viesse com uma nova proposta e que ousasse mais. Meio difícil, já que em time que está ganhando não se mexe. Fui!

3 comentários

  1. Oi Douglas, tudo bem?
    Eu quase fui ontem com a minha amiga assistir esse filme no cinema. Lendo sua resenha agora, só posso ter certeza de que deveria ter ido.
    Beijos
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  2. to doida pra ver esse filme! eu adoro as confusões de dona Hermínia
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Então..
    Minha relação com o ator é exatamente esta, amor e ódio.
    Não gosto dele como ator. Ponto.
    Acho forçado, sem graça, um esteriótipo dele mesmo. Uma caricatura. E nem sempre quando ele abre a boca, parece que é algo que seja dele mesmo, mas sim, característica de algum personagem.
    Assisti o primeiro filme e sei que verei este segundo.
    Obrigação?
    Não sei..
    Beijo

    ResponderExcluir


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥