15 outubro 2016

Resenha - Garotas de Vestido Branco, Jennifer Close



Livro: Garotas de Vestido Branco
Autor(a): Jennifer Close
Editora: Bertrand Brasil
Páginas: 280
Adquira: Saraiva | Submarino | Travessa | Americanas | Livraria Cultura
Livro cedido através da parceria com a editora
Isabella, Mary e Lauren sentem que todos os seus amigos estão se casando. Domingo após domingo, chá de panela após chá de panela, elas admiram presentes, recolhem fitas e papéis de embrulho e comem sanduíches e cupcakes enquanto usam vestidos em tons suaves e bebem champanhe. Mas, em meio a tanta comemoração, essas mulheres têm a própria vida para enfrentar. Com um senso de humor carregado, Jennifer Close nos faz reviver os tempos de emoção, desconcerto e “o que diabos estou fazendo com a minha vida?” do início da idade adulta. Passando por péssimos encontros familiares, viagens desastrosas e relacionamentos arruinados pela política ao mesmo tempo que outros começam em pet shops, Garotas de vestidos brancos nos leva para dentro de um círculo de amizade que, com perfeição, reúne alegrias e frustrações da vida moderna.


As amigas Isabella, Mary e Lauren se tornaram aquele grupo de amigas que você pode ligar a qualquer hora e juntas elas vão atravessar esse tenebroso período em que você se tornou adulto, mas não faz ideia do que fazer da vida. Elas precisam encontrar o emprego dos seus sonhos, se libertar de relacionamentos que não darão em nada e superar os traumas de família. Só que elas precisam fazer isso pra ontem, porque todos os seus amigos já estão subindo ao altar enquanto elas ficam para trás.

Uma história leve e divertida, cheia de situações com as quais posso me identificar. Algo bem típico de sessão da tarde, era isso que eu esperava quando iniciei a Garotas de Vestido Branco, mas a leitura foi tão decepcionante que nem o assunto casamento (pelo qual eu sou extremamente apaixonada) conseguiu me conquistar.

O livro é uma confusão sem fim. Não há linha cronológica, muito menos sequência de pensamentos. A história começa com Isabella - que é a personagem mais desenvolvida - mais logo depois vamos nos aprofundar na história de Ellen, Abby e tantas outras amigas desse trio. Algumas histórias acabam em casamento, outras não, mas todas são jogas em cima do leitor sem a necessidade de uma conexão com o que estava sendo falado anteriormente.

Isabella é o elo que as mantem juntas, Mary é a mais focada em seus objetivos e Lauren está desorientada tanto na sua vida profissional, quanto na romântica. Elas começam com focos distintos, mas tudo acaba convergindo para a procura de um homem com quem possam se casar. O principal ponto negativo é que esse livro não valoriza nem um pouco as mulheres. A impressão que tive ao finalizar o livro, é que você precisa de um relacionamento para ser feliz na vida. O que está longe de ser verdade. Elas se diminuíam só para não ficar sozinhas, se submetendo a relacionamentos abusivos e frequentemente afogavam suas mágoas em bebidas (ou com outro homem!).

Elas estão em um círculo vicioso de erros e não conseguem enxergar isso. Não só romanticamente, mas em suas vidas profissionais também. Elas se prendem a empregos que não gostam e parecem fazer pouco esforço para mudar a situação. Até a amizade, que deveria ser algo super presente, é banalizada. As três realmente parecem ser imbatíveis, mas todo casamento ou chá de panela que comparecem só servem como ponto de encontro para se juntar com as outras amigas e falar mal de uma delas. Empatia ou sonoridade? Esquece!

A história é narrada em terceira pessoa e apesar da confusão, eu terminei a leitura relativamente rápido. A autora não te prende a história, mas escreve de maneira fluida. Esse é o único ponto positivo, ao lado da capa. Nossa capa segue um estilo parecido da original, mas ficou muito mais bonita. Pena que essa delicadeza não é refletida na história.

As personagens não me cativaram, nem seus dramas não me fizeram refletir. Espero que você a experiência seja totalmente diferente.

- - - - -
Postagem válida para o TOP COMENTARISTA, Participe!
Valendo um exemplar de Antes de Partir

12 comentários

  1. Engraçado..ao contrário de você, assunto casamento sempre me fez fugir de livros assim..rs
    Não gosto, acho tedioso e normal demais.
    Como não conhecia o livro, no começo até achei que seria bom, mas lendo a resenha, vi o quanto foi ruim a leitura.
    Então pretendo passar longe!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Nossa que triste, a premissa do livro parecia tão interessante e comecei a ler a resenha esperando uma reação totalmente diferente. Não gostei nem um pouco do fato das personagens se rebaixarem e se submeterem a relacionamentos abusivos. Acho que este é um livro que eu não gostaria de ler e de quebra ainda passaria raiva ao ver as personagens naquela situação. Muito boa e sincera sua resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Poxa que pena Dreeh que o livro foi uma decepção, eu achei que poderia ter sido um bom livro, mas pelo visto ele não tem nenhum aspecto que dá ao leitor a sensação de estar querendo ler mais e mais. O que é ruim. Achei que se tratava de algo parecido com o quarteto de noivas, mas parece que me enganei redondinha!

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Ainda não havia conhecido o livro, fiquei bem surpresa com tua resenha sobre ele, pela sinopse me cativou bastante,mas nada mais desanimador do que uma historia que fica " perdida"... Sou daquelas que tenta não abandonar as leituras, por isso gosto de conferir as resenhas, também gosto sobre o assunto de casamento mas confesso que a historia não me chamou muito a atenção...

    ResponderExcluir
  6. A ideia do livros é boa,o fato das três garotas terem que lidar com os problemas da vida adulta, eu gosto de livros desse tipos de livros, mas eu fiquei com a impressão que as meninas estão tipo desesperadas para encontrar alguém e se casar...

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não gosto do assunto casamento, não acho que o sonho de toda mulher seja casar... pelo menos, nunca foi o meu. Não necessariamente seja preciso casar para ser feliz ou ter filhos para ser feliz e completa. Ter alguém ao seu lado é bom? É ótimo! Mas alguém que venha a somar. Detesto histórias que transformem as mulheres nas louca psicóticas desesperadas por casamento.

      Excluir
  8. Oi Dreeh,
    Não conhecia esse livro, e nem sei se vou ler. Com certeza iria acabar me identificando com alguns dramas dessa história, mas o que mais me deixa com pé atrás foi essa impressão de que o livro passou de que para uma mulher ser feliz ou bem sucedida na vida precisa de um relacionamento. Sério isso? Que bela mensagem né? Isso me incomoda muito, me tira a paciência, já que vivo isso na vida real.
    Pensei que o livro seria uma leitura gostosa, leve e com uma pitada de diversão para se ler após uma ressaca literária, mas acho que vou deixar passar.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi, Dreeh...
    Esse livro foi novidade pra mim... Ainda não havia ouvido falar sobre ele e apesar de ser fã de romances e o tema casamento também sempre me atrair, o desenrolar dessa história não chamou minha atenção... Pode ser que um dia dê uma chance a essa leitura, mas não será minha prioridade...
    Beijinhos...

    ResponderExcluir
  10. Mesmo que eu não lesse sua resenha, tenho quase certeza que não me interessaria pelo livro. Tanto pois a capa não é nem um pouco chamativa, tanto pelo fato de eu não gostar nenhum pouco de livros em que as mulheres parecem ter apenas um objetivo: casamento. E como você observou, não é apenas isso que traz felicidade. A vida é muito mais do que casamentos.
    Muito boa resenha, gostei como você expressou sua opinião!
    Beijos :)

    ResponderExcluir
  11. É pelo jeito eu também não vou gostar, acho que nem lerei então.
    Livros muito banais, com dramas levianos e sem profundidade me irritam profundamente!
    Ainda mais quando os autores querem colocar erros evidentes, como algo normal, de boa.
    Bjs

    ResponderExcluir


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥