06 abril 2016

Resenha - Sem Clima para o Amor, Rachel Gibson


Livro: Sem Clima Para o Amor
Autor(a): Rachel Gibson
Editora: Jardim das Flores
Páginas: 280
Adquira: Saraiva | Submarino | FNAC | Livraria Cultura | Travessa | Americanas
Livro cedido através da parceria com a editora
Com linguagem simples, clara, rica e envolvente, aborda fatos que realmente acontecem em nosso dia a dia. Neste Sem clima para o amor, Clare Wingate, uma jovem e atraente escritora sofre por ter sido traída pelo noivo (com o técnico da máquina de lavar roupa!) e o que mais queria era ficar em casa curtindo sua tristeza. No entanto, durante o casamento de sua melhor amiga, reencontra Sebastian, uma paixão de infância, que se tornou um jornalista famoso e sexy. Ele a quer para si de qualquer forma, mas Clare só quer curtir sua dor. Começa aqui uma história divertida e cheia de surpresas, que conquistou milhões de leitores em vários países e levou o livro para o topo da lista dos mais vendidos.


Claresta Wingate tinha o péssimo habito de se apaixonar pelo homem errado. Parecia que era proposital! Aquele que não pudesse corresponder todo o seu sentimento, era para o escolhido para entregar seu coração. Quando conheceu Lonny, ela apostou tudo naquele relacionamento. E porque haveria de dar errado? Eles estavam juntos a cinco anos, eram grandes amigos e combinavam em praticamente tudo. Eram o casal perfeito.

No dia do casamento de Lucy, uma de suas três melhores amigas, ela chegou em casa mais cedo e se deparou com a seguinte cena: seu noivo enroscado no chão do closet com o rapaz da assistência técnica. Sua vontade era sumir do mundo e curtir a tristeza de ter feito mais uma escolha errada, só que ela precisava manter a linha. Precisava se controlar para não estragar o dia da amiga, portanto, não encher a cara, manter a pose e se manter afastada dos homens era essencial.

Clare não havia sido criada para buscar consolo em um copo de bebida e um corpo quente. Não, ela havia sido criada para controlar seus impulsos e manter os sentimentos guardados atrás de uma fachada perfeita de sorrisos simpáticos, palavras gentis e modos impecáveis.

Na manha seguinte, ao acordar de ressaca, apenas de calcinha e sutiã em uma cama que não era a sua, Clare sabia que havia fracassado. A surpresa ficou conta do homem que saiu do banheiro apenas com uma toalha enrolada no quadril. Sebastian Vaughan, a paixonite platônica não admitida da sua infância. O filho do caseiro de sua mãe. Alguém que ela não via a anos.

Fazia um bom tempo que Sebastian não retornava aquela cidadezinha. Depois que Joyce Wingate o proibiu de voltar a sua propriedade, onde o pai morava e trabalhava, ele decidiu que não fazia questão desse vinculo. Sua mãe e sua carreira de jornalista eram o suficiente para fazê-lo feliz. Até que eventos inesperados exigiram uma atitude drástica e o levaram de encontro ao seu passado.

Ele não pretendia reencontrar Clare, muito menos naquelas circunstâncias... Só que aconteceu. Ou melhor, não aconteceu nada do que ela imagina, mas que mal há em deixar que ela pense besteira? Alguns hábitos não mudam nunca e atormentá-la ainda era divertido. Sebastian só não contava que a imagem dela com tão pouca roupa ficasse gravada em sua mente. Clare havia se tornado uma mulher muito bonita, mas ela era encrenca e tudo que ele não precisava no momento era de mais um problema.

O problema com as mulheres de um homem só era que ele não era um homem de uma mulher só.

Rachel Gibson é uma autora que não me canso de ler. Sua escrita é sempre fácil e gostosa, chegando quase a ser viciante. A autora equilibra muito bem os elementos da história, fazendo com que o leitor suspire, ria e se preocupe em olhar ao redor para garantir que ninguém esteja lendo por cima de seus ombos. As coisas demoram a esquentar, mas quando a bolha de tensão sexual explode é daquele jeito! Sério gente, eu estava no metro nesse momento e não foi legal. Apesar de ser narrado em terceira pessoa, é fácil para o leitor entender a protagonista e sentir empatia por ela.

Clare é uma famosa autora de romances de época mas, pasmem, sua mãe tem vergonha do sucesso da filha. Ficção para mulheres não uma leitura útil, logo, não está a altura do legado de sua família. Essa mulher é irritante e transformou a filha numa pessoa insegura, já que nada que faz é bom o suficiente para para agradá-la. Do outro lado também temos uma deteriorada relação entre pai e filho, só que essa é mais mais legal de se acompanhar. Os dois tem culpa do ponto na qual a relação deles chegou, mas mesmo sem jeito, eles se esforçam para tentar se redescobrir.

Ao longo dos anos, Sebastian aprendeu a erguer um mudo profissional entre ele e o que acontecia ao seu redor. Escrever sobre um assunto sem entrar em uma nuvem negra de depressão sem fim.
Mas cenas como aquela ainda era difíceis de enfrentar.

É sempre interessante encontrar personagens que são escritores ou que atuam em áreas que nos fazem pensar sobre os bastidores da profissão. A carreira de Sebastian é pouco explorada, mas o pouco que aparece foi suficiente para mexer comigo. Ele gosta de retratar o povo, as dificuldades e por isso conhece muitas pessoas que nos deixam felizes por nossas vidinhas mais ou menos. É apenas um detalhe, então não vale a pena explorá-lo aqui. Deixo apenas esse quote a cima para que entendam.

Esse livro faz parte da série Writers Friends, cada livro é narrado por uma das amigas escritoras. Esse, narrado por Clare é o segundo volume e o terceiro fala sobre Maddie e se chama Sempre ao seu lado - também publicado pela Jardim dos Livros. Descobri essas informações após finalizar a leitura e ao questionar a editora, eles informaram que há intensão de publicar os demais e que a leitura é totalmente independente, tanto que os direitos de publicação são vendidos independentemente. Vamos torcer para que esses livros cheguem logo por aqui!

Eram necessários dedicação e compromisso para encontrar histórias e publicá-las. Mas claro que não era mesma coisa. As mulheres eram muito mais difíceis de entender.

O trabalho da editora está ótimo! A diagramação é simples e confortável para a leitura. Páginas amareladas, fonte razoável, e espaçamentos adequados. Gosto do esforço da editora para manter uma identidade visual das capas da autora e essa é uma das poucas que mantem imagem a original. Ela remete a uma cena logo no incio do livro, quando Clare e Sebastian se reencontram.

Quem ainda não conhece Rachel Gibson, está perdendo momentos preciosos. Arrisque e venha fazer parte desse fandom.

4 comentários

  1. Nunca li nada da autora, mas me parece que seus livros são leves e de boa compreensão! Vou atrás de ler algo dela.

    Bjokas,
    Blog: DMulheres
    Instagram : @dmulheres

    ResponderExcluir
  2. Li Loucamente Sua da Rachel e realmente adorei. O enredo de Sem Clima Para O Amor parece interessante. Acredito que vale a pena a leitura.

    ResponderExcluir
  3. Olá Andressa,
    Faz tempo que quero ler um livro da Rachel Gibson, sempre tive a curiosidade de conhecer sua narrativa, e gostei de saber que sua escrita é gostosa de se ler. Adoro histórias que nos fazem suspirar e rir ao mesmo tempo, fiquei imaginando a cena de você no metro hahahah isso sempre acontece comigo, não consigo ler sem me expressar, fico rindo e suspirando sozinha. Tem tantos livros dela que quero ler, acho que vou ter que tirar no papel, vai na sorte mesmo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Dreeh,gosto muito da escrita da Rachel e também não me canso de ler e essa história de traição e reconquista de um antigo amor da épocas de criança é uma ótima premissa para só aumentar a vontade de ler.Quero muito acompanhar a trajetória de Clare e Sebastian,após a noite de ressaca.Amo quando nos livros tem personagens escritores.Que sejam publicados logo os outros.Beijos!!!

    ResponderExcluir


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥