17 março 2016

Resenha - Vamos Juntas? - Babi Souza


Livro: Vamos Juntas?
Autor(a): Babi Souza
Editora: Galera
Páginas: 144
Adquira: Saraiva | Amazon | Livraria Cultura | Submarino
Livro cedido através da parceria com a editora
Toda mulher já se sentiu insegura na hora de sair sozinha na rua. O risco de ser abordada, perseguida ou assediada é uma realidade. Mas, um dia, uma moça chamada Babi Souza teve uma ideia simples e revolucionária: da próxima vez em que você estiver sozinha, olhe para os lados. Pode ter outra mulher andando na mesma direção. Por que não vão juntas? Logo, o movimento Vamos Juntas? conquistou moças em todo o Brasil, se tornando um símbolo de união feminina e feminismo, na defesa por direitos iguais entre homens e mulheres. Aos poucos, muitas mulheres mudaram sua forma de enxergar o dia a dia e a moça ao lado. Além de dados sobre o feminismo, que mostram como ainda há tanto a ser conquistado, este guia traz relatos de mulheres que aprenderam, junto ao Vamos Juntas?, a enxergar companheiras umas nas outras. A se unir, ao invés de rivalizar.

Quantas de nós já não passamos por situações em que temêssemos por nossa segurança física, seja no caminho de volta para casa, no trabalho, faculdade ou qualquer situação em que sentíssemos falta de proteção ou exposição aos perigos da violência humana? Acredito que todas não é mesmo?! E foi exatamente por isso que surgiu o movimentos Vamos Juntas?.

O trajeto do trabalho para a casa da Babi era deserto e escuro. Sozinha em meio aquela situação ao qual a autora temia por sua segurança e integridade física, Babi percebeu que sua situação era a mesma de muitas mulheres que seguiam o mesmo trajeto que ela. Daí então surgiu a ideia: Por que não vamos juntas? Passar por um caminho deserto e sozinha realmente é algo assustador para uma mulher, mas se outras vierem em sua companhia não seria mais fácil? A ideia ganhou página no Facebook e o projeto teve uma repercussão tão grande nas mídias sociais que em pouco tempo se mostrou não apenas uma voz para as mulheres, mas um canal onde todas eram ouvidas, independente de idade, cor, credo ou classe social.


Mulheres e meninas de diversos lugares do país se juntaram a causa e juntas encontraram uma na outra a força para seguir adiante, seja através de desabafos, mensagens de motivação, trocar de experiências e relatos de situações vividas.

E com isso surgiu o guia da sororidade, que significa a união e aliança entre mulheres, baseadas na empatia e companheirismo, em busca de alcançar um objetivo comum.

Além da sororidade, Babi também fala do feminismo e de como é importante para a mulher saber de seus direitos e brigar por eles. Na sociedade machista em que vivemos onde muitos ainda defendem a ideia de que as mulheres nascem para cuidar da casa, dos filhos e ser submissa ao homem, muitas pessoas, até mesmo do sexo feminino cresce com uma visão embaçada da realidade, afinal esses conceitos são ensinados a meninas desde a infância. Quantas de nós não crescemos escutando que meninas precisão ser recatadas para não perder o valor ou que a responsabilidade pela casa e educação dos filhos é das mulheres? Mas o pior é a forma como somos taxadas como rivais naturalmente, como se não pudéssemos criar laços de amor e amizade entre nosso próprio gênero.

Não adianta, quando o assunto é violência nas ruas, se uma sofre, é como se todas nós fôssemos violentadas. E, além disso, esse sentimento é algo que só nós entendemos. Afinal, o nosso medo é diferente do medo dos homens: não tememos apenas que levem nossos bens materiais, tememos que levem a nós mesmas. (Pág. 27)

A proposta do livro vem quebrando toda essa regra machista de forma clara e sutil, mostrando que mulheres unidas são mais fortes e que podemos sim olhar nossas “irmãs” como amigas e como apoio em momentos difíceis.

O livro também fala de Empoderamento que significa nos apropriarmos do nosso direito de existir na sociedade, não só reconhecendo esse direito, mas também tendo a certeza de que somos merecedoras dele.


Além de ilustrações lindas e do livro ser bem dinâmico, no final ainda temos um bônus com uma linha do tempo de conquistas feministas mostrando ao longo dos anos os direitos que as mulheres foram conquistando na história.

É impossível ler esse livro e não se inspirar e querer inspirar aquelas a nossa volta. Assim como a Babi também acredito no direito de igualdade entre os gêneros, na importância de nos amarmos como somos e não aceitar os padrões de beleza ou comportamentais expostos pela mídia ou pela sociedade.

Esse guia é para toda e qualquer mulher que acredita que juntas temos a força para construir uma história mais digna e mudar o mundo.


- - - - -
Postagem válida para o TOP COMENTARISTA, Participe!
Valendo um exemplar de Quarto.
(Livro que deu origem ao filme O Quarto de Jack)

7 comentários

  1. Oi Glaucia!

    Ei vi esse livro nos sorteios do Skoob, fui procurar mais sobre ele no Google e cai justamente aqui! :) Não tinha ouvido falar desse movimento, mas como mulher, entendo e também sofro com a insegurança em que vivemos. Gostei muito da proposta desse livro!

    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Olá Glaucia,
    Já tinha ouvido falar desse movimento, devido a grande repercussão que teve nas mídias sociais. Adorei a ideia do movimento Vamos Juntas? Principalmente por vivemos nessa sociedade machista, não consigo compreender que ainda há pessoas que não acreditam no direito de igualdade entre os gêneros, pelo amor, estamos em pleno século XXI! Quero muito adquirir esse livro, adorei a proposta, e essas ilustrações são lindas! E adorei esse bônus com uma linha do tempo de conquistas feministas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Ainda não conhecia o movimento, mas já super apoio, muitas vezes deixei de sair por medo, é triste ainda em nossa sociedade termos este sentimento, meio que perdemos nossa liberdade de ir e vir, apenas por sermos mulheres. Amei o movimento, unidas conseguiremos acabar definitivamente com este machismo que ainda existe em nossa sociedade. Amei a resenha, amei a dica, amei o movimento, vou procurar saber mais sobre ele.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Glaucia,achei tanto a obra quanto a ideia super válida e principalmente o movimento.realmente nós mulheres em algum momento da vida passamos por situações,pejorativas e difíceis,ou seja desagradáveis,com certeza o projeto Vamos Juntos é uma resposta para esses problemas,um força vinda da nossa União para quebrarmos todos os nossos obstáculos.Amei saber que o livro é dinâmico e possui ilustrações.Beijos!!!

    ResponderExcluir
  5. Adorei a proposta do livro, acho que juntos sempre seremos mais fortes. Acredito que não existe uma mulher que nunca ficou com medo de sofrer alguma violência, ser assaltada ou algo pior nas ruas enquanto volta do trabalho, faculdade ou qualquer outro lugar. Hoje mesmo fiquei refletindo o quanto temos que confiar nos taxistas que nós levam e buscam de nossos compromissos. As vezes me pego pensando se realmente chegaremos em nosso destino salvas e seguras de todo tipo de perigo e realmente me bate um grande medo. Esse tipo de coisa e algo que não deveríamos nem nos preocuparmos afinal somos ser humanos e o mínimo que queremos é respeito e honestidade. Infelizmente nem sempre é assim. Achei a idéia do movimento Vamos Juntas algo único e muito bem formulado, que este projeto tenha cada vez mais adeptas a se ajudar até que o mundo se torne um lugar mais seguro para nos mulheres vivermos.

    ResponderExcluir
  6. Gostei bastante do que se trata o livro, e pretendo ler com toda certeza quando puder. Todas nós mulheres passamos por esses problemas, em andar sozinha e etc e é bom ter outras mulheres ajudando. E sobre o feminismo, eu gosto sempre de ler sobre o assunto, me informar mais.

    Abraços :)

    ResponderExcluir
  7. AMEI tanto o trabalho quanto o conteúdo do livro. Quero muito ter a oportunidade de lê-lo, pois assuntos como o feminismo, devem ser discutidos.
    Creio que todas as mulheres devem saber mais sobre o tema, pois a insegurança está presente na vida de todas nós e nada melhor do que o conhecimento e a união para combatermos os problemas do dia-a-dia, causados por pessoas que simplesmente não tem noção do mal que fazem (ou pior, fazem por pura maldade).

    ResponderExcluir


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥