09 março 2016

Resenha - O Leão Ferido, Mia Sheridan


Livro: O Leão Ferido (Signos do Amor #3)
Autor(a): Mia Sheridan
Editora: Arqueiro
Páginas: 240
Adquira: Saraiva | Amazon | Folha | Livraria Cultura | Travessa | Submarino | Americanas
Livro cedido através da parceria com a editora
Cada livro da coleção Signos do Amor é inspirado nas características de um signo do Zodíaco. Esta história se baseia na mitologia de Leão e fala sobre as segundas chances que a vida nos dá. Leo se apaixonou por Evie quando os dois ainda eram crianças, no lar adotivo temporário em que viviam. No futuro difícil que parecia guardado para ele, a única certeza de seu coração era que nada jamais o afastaria daquela garota. Mas, na adolescência, ele foi adotado e teve que se mudar para outra cidade. Durante oito anos eles ficaram afastados contra a vontade e, nesse tempo, Leo precisou superar muitos obstáculos – sobretudo os problemas criados pela mãe adotiva – para se tornar o homem que merecesse Evie e pudesse finalmente buscá-la. O reencontro, porém, não foi fácil e Leo teve que se esforçar para se reaproximar de Evie, reconquistar seu amor e, com sua ajuda, deixar para trás toda a tristeza de uma infância de abandono. Em O Coração do Leão, Evie narrou seu lado desse romance. Agora, em O Leão Ferido, é a vez de Leo contar tudo o que lhe aconteceu e revelar o desfecho dessa história de amor.

ESSA RESENHA PODE POSSUIR SPOILER DO LIVRO ANTERIOR.


Em O Leão Ferido é Léo quem ganha voz e conta a história pelo seu ponto de vista. Diferente de O Coração do Leão, escrito pelo ponto de vista de Evie, nesse volume temos muitos mais detalhes em relação ao passado e futuro dos personagens.

Léo e Evie se conheceram em um momento muito difícil, abandonados pelos pais, passaram por diversos lares adotivos sem amor e sem cuidados básicos para a saúde de criança e adolescentes. Desde muito cedo Léo já enxergava em Evie uma menina de coração puro, sonhador e inocente, estar com ela era como encontrar a luz em meio a toda a escuridão que fazia parte de seus dias. Assistir as dificuldades de Evie em meio à vida que tinham semeava em nosso protagonista o desejo constante de protegê-la. No entanto aos 15 anos Léo é adotado e levado para outro estado, deixando para trás a menina que amou e que jurou proteger sempre.

Antes de partir Léo promete a Evie que voltara para busca-la em seu aniversário de 18 anos, sonhando que o amor que ambos sentem permanecerá acesso até que juntos possam construir uma família. Porém em seu novo lar, Léo descobre que não pode confiar nos pais adotivos e quando menos espera percebe novamente que sua vida virou um inferno. Agora Léo precisa lidar com cicatrizes ainda mais profundas que corrompem não apenas sua inocência, mas a promessa que fez para Evie.

Quero fugir de mim mesmo, rastejar para fora da minha mente e me tornar apenas uma sombra encolhida no canto. Destruí todas as pessoas que algum dia tentaram me amar. Perceber isso provoca uma dor tão devastadora, tão avassaladora, que não consigo lidar com ela. (Pág. 09)

Oito anos depois, Evie continua sua vida, agora fora do sistema de adoção e dona de seu próprio nariz, a moça vem construindo seu futuro de forma humilde, mas digna, resultado de quem mesmo sem muitas oportunidades lutou para vencer na vida. E engana-se que pensa que Evie se lamenta pela pouco que tem, pelo contrário, ela se orgulho por ter um emprego e um teto para o qual voltar todos os dias. E é exatamente nesse cenário que Léo retorna a vida de Evie.

Quem já leu o volume anterior sabe a encrenca que Léo se mete ao entrar na vida de Evie com mentiras. Porém o interessante aqui foi acompanhar a confusão de sentimentos e atitudes que se passam na cabeça de Léo. Por conta de seu passado, ele não se sente digno de amor e muito menos digno de Evie. Em diversos momentos é duro acompanhar seu passado por isso fica mais fácil compreender como suas atitudes são resultados de um passado que o tornou inseguro.

Outro ponto importante do livro foram os detalhes em relação ao período no qual Léo esteve internado. Podemos acompanhar suas seções de fisioterapia, sua batalha interna enquanto passava meses a fio pensando no quão burro foi em desistir de Evie, e suas confissões ao terapeuta que não apenas o ajudou como paciente, mas como um filho, Léo estava quebrado por dentro e por fora e foi somente após trabalhar seu passado que nosso protagonista pode vislumbrar seu futuro.

Daqui a algum tempo, meu bem, vou lhe contar sobre a saudade enorme que senti de você, da necessidade de gravá-la para sempre na minha pele, pois parecia que só assim eu seria capaz de continuar a respirar. (Pág. 171)

Se me perguntarem qual foi meu lado favorito dessa história, afirmarei sem dúvidas que foi a perspectiva de Léo. E quando falo isso, não digo apenas em relação ao seu lado da história, mas em relação a sua visão em relação à Evie e até mesmo a Willow, fiquei surpresa em ver quanto Léo considerava e amava também essa amiga.

No final do livro ainda temos mais detalhes da história que não foram inclusos em O Coração do Leão e que fizeram toda a diferença em minha opinião dando ao livro mais conteúdo e tornando a história ainda mais emocionante.

Outro ponto forte em relação a essa série são as capas lindíssimas, estou apaixonada em especial pela capa de O Leão Ferido que é ainda mais bonita pessoalmente. Durante a leitura não encontrei nenhum erro de revisão, as folhas são amareladas e as letras estão em tamanho confortável para leitura.

Com uma história ao mesmo triste e romântica, Mia Sheridan trás ao leitor uma trama envolvendo temas delicados como abandono, negligência familiar, abuso sexual, dificuldades financeiras e superação. Mostrando que mesmo em meio às dificuldades ainda pode haver esperança.


- - - - -
Postagem válida para o TOP COMENTARISTA, Participe!
Valendo um exemplar de Quarto.
(Livro que deu origem ao filme O Quarto de Jack)

7 comentários

  1. Oi Glaucia, ainda não li os livros dessa série, mas estou loooouca para ler!!!
    Amei as capas, e todas as resenhas são bem positivas, e a sua é a primeira que li de O Leão ferido, e amei!!
    Fiquei mais curiosa, e acho que vou curtir muito o livro, ainda mais falando sobre abandono, abuso, essas coisas que são tão difícil de vivê-las e até ler sobre elas, mas é muito importante.
    bjoos

    ResponderExcluir
  2. Glaucia,gosto muito quando as histórias são contadas pelo ponto de vista do mocinho.Amei esse lançamento,Léo conta a sua história com Evie.É muito triste a separação deles,a promessa feita e tudo de ruim que acontece na vida de Léo.Amei o quote da página 171.Com certeza a perspectiva de Léo foi também o meu lado favorito.Legal o amor pela amiga Willow.E que haja sempre esperança!Amei a capa.Beijos!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá Glaucia,
    Adorei a escrita da Mia, li A voz do Arqueiro e me apaixonei pela história, tão linda e envolvente, romântica e triste. O Coração do Leão será uma das minhas próximas leituras, mas estou mesmo ansiosa pra ler O Leão Ferido, e conhecer a histórias dos personagens pelo ponto de vista do Léo. Gosto de histórias que tratam de temas importantes, polêmicos, reflexivos e bem reais, e acho que a coleção Signos do Amor terá tudo isso!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia a coleção. Adoreiii saber que os livros são inspirados nos signos do Zodíaco. *--*
    A capa também ficou lindíssima!!!! E saber que envolve superação, me deixa ainda mais curiosa pela história.

    ResponderExcluir
  5. Eu li "A voz do Arqueiro" e simplesmente amei, achei os personagens carismáticos, a estória interessante, agradável, motivadora e coesa, então pensei logo em pesquisar os demais livros, e achei "O Coração do Leão"...A sinopse era boa, dei uma chance, mas não gostei. Sendo completamente sincera, não senti grande empatia pelos personagens, o enredo tinha tudo para ser bom, mas pra mim não deu muito certo, nem com as personalidades dos personagens nem com a escrita da autora nesse livro.
    Não acho que com "O Leão ferido" vá ser muito diferente, nem pretendo ler, para falar a verdade, talvez até sentisse mais carisma lendo por esse ponto de vista, mas pra minha "cabeça dura" aceitar isso vai demorar um pouquinho ainda ><.
    As capas não são muito meu estilo, mas também as achei bonita :).

    ResponderExcluir
  6. Eu gostei muito desta série, ainda não li nenhum livro, mas pretendo. Gostei muito do enredo deste livro por trazer não só romance como tema central, mas por abordar diversos outros assuntos. Embora a história tenha uma parte triste, eu tenho certeza que o final foi feliz (pelo menos espero...rs... ). Gostei muito da resenha e da dica.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  7. Fiquei curiosa com esse livro Leão Ferido, achei o enredo bem interessante de acordo com sua resenha, mas tem outros livros da série pra ler, e eu tenho pouco tempo, por isso acho difícil que eu venha a ler mesmo.

    Abraços :)

    ResponderExcluir


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥