11 março 2016

Nos Cinemas: Convergente


Filme: Convergente
Diretor(a): Robert Schwentke
Distribuidora: Paris Filmes
Duração: 2h1mim
Lançamento: 10 de março de 2016
Classificação: 12 anos
Tris (Shailene Woodley), Quatro (Theo James) e seus amigos estão prestes a pular a cerca que divide o mundo no qual até hoje viveram e um novo mundo até então por eles desconhecido, após terem descoberto que a distópica e destruída cidade de Chicago não é o último refúgio para a raça humana, mas foi usada como um experimento para Divergentes em desenvolvimento, tais como a nossa heroína. O que ela poderá fazer para salvar o resto do mundo é um mistério, mas ela vai aprender muito mais sobre isso com David, o misterioso diretor do Departamento de Auxílio Genético (Jeff Daniels).


A mensagem Edith Prior trouxe uma bombástica revelação aos habitantes de Chicago: eles não estavam sozinhos no mundo. A descoberta só serviu para incendiar mais a cidade, que virou um pandemônio após a queda das facções. Evelyn Eaton, mãe de Quatro, assumiu a liderança da cidade com os ex-lideres da Franqueza, Jack Kang, e Amizade, Johanna, para juntos conduzirem o julgamento dos comparsas de Jeanine. Só que, incentivar a violência não é o melhor caminho para se liderar um povo. Muito menos mante-los trancado do lado de dentro dos muros.


Tris, como não poderia deixar de ser, decide explorar além dos mudos junto com seus amigos. E esse, eles sabem, é um caminho sem volta.

Do lado de fora a surpresa fica por conta do Departamento de Auxílio Genético, liderado pelo obscuro David. Apesar deles não conhecerem aquelas pessoas, todos parecem conhece-los! Isso porque Chicago foi um experimento de anos do departamento. O mundo foi destruído por uma guerra genética e seus habitantes divididos entre puros e danificados. O experimento consistia em provar para os lideres desse novo mundo que era possível regenerar a raça humana. Mas pera ai... sim, nós já vimos essas boas intenções antes.


Convergente, aquele filme que todos sabiam que seria diferente do livro, mas mesmo assim estavam ansiosos para assistir. Sou uma dessas! Eles levaram a sério a ideia do 'baseado no Best-Sellers', porque eles pegaram os pontos principais e criaram uma outra história em cima. Então tem fumaça da memória, tem o pessoal das margens, tem a Tris fazendo besteira... mas quase nada acontece como esperamos. Eu achei maravilhoso essa mudança, porque o livro foi horrível! Então sim, eu gostei do que eu assisti, mas se você é daqueles que não consegue dissociar adaptação e original, você tem grandes chances de se frustar.

De uma forma geral, o filme agrada, mas está longe de ser um filme inesquecível. As informações foram passadas de forma coerente, mas, assim como aconteceu com o livro, parece que eles se perderam um pouco na história. Deixaram a impressão de que foram horas de mais para novidades de menos. As atuações foram quase ótimas, mas Jeff Daniels não foi o vilão que deveria ser. Não teve surpresa quando ele se revelou, não teve reação adequada ao ver seus planos com risco de se frustrarem... foi altamente sem graça. Pelo menos a ação domino a maior parte das cenas. Eles estão em pé de guerra com tudo e todos, não dava para ser de outra forma, né! Porém a melhor parte do filme foi encontrar Tobias Eaton tão legal quanto sempre foi ♥. Digamos que ele ficou um porre na versão de Veronica Roth.

Os efeitos especiais foram inconstantes, assim como os itens citados a cima. Alguns efeitos foram ótimos. O que falar daquela nevoa laranja? Perfeita! Infelizmente em vários outros momentos eles deixaram a desejar com efeitos forçados onde você percebia nitidamente o que havia sido incluído por computação gráfica. Sinceramente, um filme desse porte, com a tecnologia que temos hoje... não era para acontecer essas coisa né?

Uma novidade é que, ao invés de chamarem os filmes de Convergente Parte 1 e Parte 2, eles deram dois títulos distintos. Essa mudança caiu bem porque o último filme vai ser tudo, menos uma adaptação do livro três da série. Já estou ansiosa para saber como eles irão finalizar a saga! Ascendant (sem título nacional ainda), fecha a saga de Tris e Tobias em Março de 2017.


- - - - -
Postagem válida para o TOP COMENTARISTA, Participe!
Valendo um exemplar de Quarto.
(Livro que deu origem ao filme O Quarto de Jack)

7 comentários

  1. estou doida para ver esse filme hahaha , parece que a moda agora e fazer o filme totalmente diferente do livro e pegar só as partes mais importantes !

    ResponderExcluir
  2. Ainda não tive a oportunidade de ler os livros da série (AAAH QUE RAIVA),mas irei assistir Convergente mesmo assim. Kkk
    Semana passada eu me deparei com Divergente passando na Tv, e fiquei VIDRADA no filme, mal piscava. Haha
    Não vejo a hora de poder ler a acompanhar direitinho a série.

    ResponderExcluir
  3. Ai como eu quero ver este filme mesmo sabendo que não terá quase nada do livro. Pelo que li na sua resenha o filme é bem o que vemos pelos comentários por aí. Ansiosa para saber como será o final desta história, será diferente do final do livro, que diferente dos outros, eu gostei.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Andressa,é quase sempre assim,filmes são baseados nos livros,apenas pelos pontos principais e é criada outra história em cima.Que bom que houve modificações,não gostei muito do livro.Legal a ação dominar a maior parte das cenas,achei a névoa laranja perfeita.Achei que a mudança do nome caiu bem.Ansiosa pela finalização da saga.Beijos!!!

    ResponderExcluir
  5. Quero muito assistir Convergente. Apesar de não ter lido nenhum dos livros da série, eu adorei os primeiros filmes e espero que esse seja tão bom quando os outros.

    ResponderExcluir
  6. Olá Andressa,
    Estou bem animada pra assistir Convergente, mesmo não tendo lido nenhum dos livros da série, que faz tempo que estão na lista de desejados. Quem sabe esse ano eu tenho a oportunidade de comprar hahah. Não resisti e assisti os dois primeiros filmes, e gostei bastante, espero que esse seja tão bom quanto. Nossa, desanima um pouco que eles pecaram na computação gráfica, difícil acreditar que com a tecnologia de hoje em dia tenha esses deslizes.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Eu também não gostei nenhum pouco do livro Convergente. Achei Divergente ótimo, Insurgente suportável e Convergente horrível, demorei alguns meses pra conseguir terminar de ler, mal conseguindo ler um capítulo por dia em muitos momentos. Espero sinceramente que o filme seja mesmo bem diferente do livro, apesar de que não pretendo ir assistir no cinema, tamanha foi minha decepção com os livros. E o que me decepcionou não foi nem tanto aquele acontecimento do final, que não vou citar por ser spoiler, mas o livro inteiro.

    Abraços :)

    ResponderExcluir


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥