26 outubro 2015

Resenha - Toda Luz Que Não Podemos Ver, Anthony Doerr


Livro: Toda Luz Que Não Podemos Ver
Autor(a): Anthony Doerr
Editora: Intrínseca
Páginas: 528
Adquira: Saraiva | SubmarinoBuscapé
Livro cedido através da parceria com a editora
Marie-Laure vive em Paris, perto do Museu de História Natural, onde seu pai é o chaveiro responsável por cuidar de milhares de fechaduras. Quando a menina fica cega, aos seis anos, o pai constrói uma maquete em miniatura do bairro onde moram para que ela seja capaz de memorizar os caminhos. Na ocupação nazista em Paris, pai e filha fogem para a cidade de Saint-Malo e levam consigo o que talvez seja o mais valioso tesouro do museu. Em uma região de minas na Alemanha, o órfão Werner cresce com a irmã mais nova, encantado pelo rádio que certo dia encontram em uma pilha de lixo. Com a prática, acaba se tornando especialista no aparelho, talento que lhe vale uma vaga em uma escola nazista e, logo depois, uma missão especial: descobrir a fonte das transmissões de rádio responsáveis pela chegada dos Aliados na Normandia. Cada vez mais consciente dos custos humanos de seu trabalho, o rapaz é enviado então para Saint-Malo, onde seu caminho cruza o de Marie-Laure, enquanto ambos tentam sobreviver à Segunda Guerra Mundial.Uma história arrebatadora contada de forma fascinante. Com incrível habilidade para combinar lirismo e uma observação atenta dos horrores da guerra, o premiado autor Anthony Doerr constrói, em Toda luz que não podemos ver, um tocante romance sobre o que há além do mundo visível.

Marie Laure é uma menina que fica cega aos seis anos de idade, ela vive na bela Paris com seu velho pai que é o chaveiro da cidade. Preocupado com a deficiência da filha ele constrói uma maquete com a miniatura do bairro onde moram com o intuito de ajudar Marie a memorizar os caminhos. Em meio à ocupação nazista, Marie foge com seu pai para a cidade de Saint-Malo levando consigo uma pedra muito valiosa e misteriosa do museu de História Natural, que acredita-se ser amaldiçoada.


- Quanto ele vale, monsieur? Dá para comprar a Torre Eiffel?
- Um diamante tão grande e raro poderia comprar cinco Torres Eiffel.

Werner Pfenning é um órfão que vive em um orfanato juntamente com sua irmã Jutta e outras crianças aos cuidados de Frau Helena, uma missionária protestante de Alsácia que gosta muito de crianças. Werner é muito curioso e faz perguntas que até eu mesma fiquei procurando as respostas. rs. Sabido que é, encontra um rádio quando está fuçando os descartes atrás de um galpão e daí por diante passa a dedicar seus dias ao conserto do aparelho e acaba conseguindo. Com o passar dos anos torna-se um especialista nestes aparelhos e após ingressar em uma escola nazista é incumbido de uma missão a qual tem que descobrir transmissões de rádio que informem a chegada dos Aliados na Normandia.

- Se a lua é tão grande, Frau Helena, como ela pode parecer tão pequena?
- Por que a cola não gruda dentro do frasco, Frau helena?

Bem, o que dizer deste livro tão maravilhoso?
A história relata o ataque aéreo que destruiu a cidade de saint-Malo em 1944, assim libertando-a dos alemães. Nossa protagonista estava vivendo lá com seu tio-avô Etienne, enquanto Werner estava ajudando o exército alemão.A cada ataque narrado meu coração ficava apertadinho e eu me via ali, em meio à guerra ao lado de Marie. Sentia vontade de protegê-la e leva-la para um lugar seguro, pois me comoveu muito sua cegueira, ao mesmo tempo em que me inspirou durante toda leitura com sua coragem e sua maneira de encarar os obstáculos que a vida lhe impunha.

Os personagens secundários também são de grande destaque, cada um com sua particularidade, mas que também deixam no leitor uma vontade de conhecê-los mais a fundo. Eu destaco um em especial: Frederick que chama atenção por seu amor aos pássaros, não possui nenhum atributo físico, mas, porém, possui uma alma muito envolvente.

Werner extraiu de mim um misto de emoções que quase não consigo descrever. Fiquei imaginando sua angústia ao ser obrigado a compactuar de tamanha crueldade e falta de amor, ele tinha que obedecer ao regime nazista, não havia opções, ele estava fadado a este destino.
O livro trás a tona o desenvolvimento da máquina estatal nazista, isso me fez lembrar a trajetória da Enigma, um dos fatos mais fascinantes sobre a segunda guerra mundial no meu ponto de vista. A Enigma foi uma das maiores inimigas da humanidade, até que Alan Turing inventou uma máquina ainda melhor para decifrá-la, e sem ela era bem provável que os nazistas vencessem a guerra e o mundo como conhecemos hoje poderia não ter existido.

Enfim, Doeer nos brindou com uma belíssima história que narra acima de tudo a generosidade que habita em cada ser humano, mesmo em tempos de guerra. Como sou muito romântica, achei que ficou faltando uma pitada a mais de romance, mas ainda assim, está valendo! Recomendo a leitura.

Até a próxima pessoal!!

21 comentários

  1. Quando o livro fala sobre nazistas/guerras ou coisa assim, já me encho de lágrimas, rsrs
    Meu Deus, como tem pessoas frias e sem amor, como você mesma disse, e adorei o tema, e a garotinha. Capa mem chamou bastante atenção!
    Com certeza leria.
    Beijos.
    www.apaixonadaporleiturass.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olha eu sinceramente tenho que confessar que tenho bastante interesse de ler esse livro, apesar de não gostar muito de gênero sobre a guerra. Uma das minhas colaboradoras já resenhou esse livro e eu comprei assim que li, mas ainda não li, até porque depois que li aquele Soldier da Novo Conceito eu fiquei meia assim sabe? Acho muito forte ainda mais a situação que acontecem. É muito triste. Não sei se esse livro é assim, lógico, contendo a guerra deve ser triste, mas o que me chama atenção é a menina cega que tenho curiosidade de acompanhar. Espero gostar do livro assim que puder fazer a leitura, porque deve ser muito bom mesmo pela maneira que vc comentou.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/10/resenha-nas-proximidades-do-amor.html

    ResponderExcluir
  3. Olá!

    Que premissa! Esse livro está na minha lista, mas ainda não tive a oportunidade de ler. Já quero só por se passar uma parte em Paris, por falar de como pessoas sobreviveram ao nazismo e pela Marie-Laure, que, por si só, já dá vontade de cuidar!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Desde que esse livro foi lançado, tenho vontade de ler.
    Adorei sua resenha e não sabia que o livro era assim. Que havia a Marie e Werner e que havia uma guerra assim. Acho que sentiria a mesma coisa que você: Vontade de proteger a Marie, imagina uma garota cega em meio a isso? Gostei de saber que os personagens secundários são igualmente bons e, nossa, preciso ler esse livro o quanto antes!
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  5. Oie.
    Eu sou cega e amei a forma como o autor abordou a Marie Laure. Geralmente nós vemos personagens cegas coitadinhas, que os autores fazem parecer alguém muito inútil, e nesse ele abordou toda a dor, odela, a dificuldade mas sempre como uma pessoa pefeitamente normal. Quase chorei naquela cena em que ela larga a bengala e fala que não vai conseguir.
    Em fim, esse livro é sensacional, um dos melhores sobre segunda guerra que eu li nos últimos tempos. O meio me deixou um pouco entediada já que tinha muitos detalhes, mas o final mesmo não sendo o que eu esperava foi maravilhoso.
    Eu fico muito feliz em ver mais uma resenha positiva e ver que fascinou você tanto quanto a mim.
    E cada vez que leio resenha desse livro me sinto um pouco emocionada de novo.
    P.s: amei ver um blog com parceria da intrínseca. Meu sonho de consumo, essa editora é maravilhosa.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/10/resenha-bruxa-da-noite-vl1.html

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Não conhecia o livro mas sei se for ler que vou me emocionar.
    Crianças com alguma deficiência sempre acaba cmg na leitura.
    Que pena que faltou um pouco de romance no livro, nunca é demais né?

    http://malucaspor-romances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. OLáá
    Só ouvi elogios do livro e espero ler um dia, não por agora mas em breve, pois o tema é bem interessante e refletivo, ótima resenha

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá.
    Gosto muito de livros localizados durante as Guerras, ainda não tive a oportunidade de ler esse livro ainda, mas tenho muita vontade.

    www.poyozodance.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oie.

    Já tinha visto a obra, mas nem sabia que falava sobre guerra e como o tema me atraí vou acabar lendo um dias destes. Amei sua resenha, pois ficou bem escrita e muito emotiva

    Beijos da Fê
    As Catarina´s

    ResponderExcluir
  10. Já vi tantos comentários e resenha falando super bem desse livro e tudo o mais que fico surpresa. Me chama bastante a atenção, principalmente por causa da sinopse, mas ainda assim tenho um pé atrás com ele. Indecisão difícil essa por qual passo, rsrs.
    Bjss

    www.umolhardeestrangeiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Não conhecia este livro. Achei lindo através da sua resenha;)
    5booksandme.blogspot.fr

    ResponderExcluir
  12. Oi, Paula
    Nunca tinha parado para prestar muita atenção nesse livro, agora que sei do que se trata vou anotar na minha listinha, pois adoro leituras que retratam esse período na Alemanha. Imagino o misto de emoções que você sentiu, pois sempre que leio sobre o nazismo eu sinto o mesmo. Ahh, amei saber mais sobre o livro e já quero ler. E vou me preparar psicologicamente...rs Bela resenha.


    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Olá, Paula.
    Por isso não dever julgar um livro pela capa. Eu nunca imaginaria que essa fosse a história desse livro. Olhei a capa e nem quis saber do que era. E agora me interessei muito. Gosto de histórias que se passam em meio a guerra, mesmo sabendo que vou chorar hehe. Que bom que o livro te emocionou tanto. Assim que der eu vou ler ele.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  14. Ola Paula, menina quero ler esse livro pelas emoções que os personagens tem que esconder, pela capa linda e por sua resenha que me convidou a leitura. Imagino todo sofrimento e crueldade sendo nesse período dos nazistas. Dica mais que anotada. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  15. Oi Paula, sabe que desde que esse livro foi lançado eu tenho vontade de lê-lo? Parece uma leitura de tirar o fôlego e é bem do jeitinho que eu gosto, a sua resenha me cativou a ir atrás do livro logo para conferir!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  16. Quero muito ler!!!! A abordagem do nazismo, mas a peculiaridade da personagem, me conquistaram muito!!!
    meuamorpeloslivros.blogspot.com.br
    beijos

    ResponderExcluir
  17. Que história emocionante, fiquei curiosa com o fato da pedra misteriosa e qual o papel dela na história, se tem realmente alguma influência.
    Gosto muito de livros do gênero e me encantei com essa história. Parabéns pela resenha.
    Bjim!

    Tammy
    Livreando | Facebook

    ResponderExcluir
  18. Oiee ^^
    Já tinha visto esse livro antes, mas não fazia a menor ideia de que era tão bom. Achei a premissa incrível, adoro livros que se passam durante a Segunda Guerra Mundial, principalmente quando eles são emocionantes e complexo desse jeito.
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Oi Paula!
    Eu acho que vou sofrer muito com esse livro, sinto que vou me emocionar em vários momentos. Só de ler a sinopse já senti isso, rs.
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  20. Segunda guerra e nazismo são temas q sempre me deixam meio mal. Esse livro estava na minha lista, mas pela capa, ñ tinha a menor ideia do assunto. Mas gostei de saber e ele continua na lista.
    ;D

    http://profissaoleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Estou doida pra ler esse livro, curto muito uma leitura sobre a guerra, parece ser super emocionante e essa resenha me deixa ainda mais ansiosa em conferi essa história.

    ResponderExcluir


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥