06 outubro 2015

Resenha - Apenas um Dia, Gayle Forman


Livro: Apenas um dia #1
Autor(a): Gayle Forman
Editora: Novo Conceito
Páginas: 384
Adquira: Saraiva | Submarino | Buscapé

A vida de Allyson Healey é exatamente igual a sua mala de viagem: organizada, planejada, sistematizada. Então, no último dia do seu curso de extensão na Europa, depois de três semanas de dedicação integral, ela conhece Willem. De espírito livre, o ator sem destino certo é tudo o que Allyson não é. Willem a convida para adiar seus próximos compromissos e ir com ele para Paris. E Allyson aceita. Essa decisão inesperada a impulsiona para um dia de riscos, de romance, de liberdade, de intimidade: 24 horas que irão transformar a sua vida. Apenas um Dia fala de amor, mágoa, viagem, identidade e sobre os acidentes provocados pelo destino, mostrando que, às vezes, para nos encontrarmos, precisamos nos perder primeiro... Muito do que procuramos está bem mais perto do que pensamos.

Desde criança Allyson Healey tem uma vida regrada. Todos os seus passos e atividades são meticulosamente programados por sua mãe, que a todo custo quer que a única filha se esforce para cursar a faculdade de Medicina. Como prêmio pela conclusão do ensino médio, Allyson ganha dos pais um bonito relógio e um tour pela Europa organizado por uma empresa especializada em viagens. Ao lado de Melanie - sua melhor amiga e de jovens da mesma faixa etária, nossa protagonista embarca em uma viagem dos sonhos, que logo acaba virando algo cansativo e enfadonho, quando o grupo precisa passar pelo menos em uma cidade por dia para cumprir o cronograma antes de retornar para casa.

Com a viagem chegando ao fim, Allyson começa a perceber que não aproveitou o suficiente. Mas quando a vida lhe põe frente a frente com Willem, um jovem ator que protagoniza uma das peças de Shakespeare a qual Allyson decide assistir aquela noite, tudo começa a mudar. Willem e sua encenação a encantam, e tamanha é sua surpresa quando esbarra com o rapaz no dia seguinte e recebe um convite para passar um dia em Paris – cidade que ela sempre sonhou conhecer. Ignorando todos os avisos de seus pais, Allyson aceita o convite, se entregando a um dia que a fará viver grandes descobertas não apenas sobre essa linda cidade, mas sobre Willem e sobre ela mesma. Mas será que Apenas um dia será capaz de mudar a história desse improvável casal?

- Não esse tipo de acaso. Estou falando das pequenas coisas que acontecem. Às vezes elas são insignificantes; outras vezes, mudam tudo.

Ao contrário do que o título nos sugere, Apenas um Dia, se passa em um período de aproximadamente um ano. E durante esse período acompanhamos não apenas as aventuras da viagem de Allyson, mas o que acontece após seu retorno para casa.

Diferente da menina que seguia todas as regras criadas pelos pais, Allyson agora está amadurecendo e decidindo como trilhar seu próprio caminho, descobrindo a cada dia mais sobre ela e sobre a vida. E é nessa jornada de amadurecimento que Allyson começa a compreender suas verdadeiras escolhas e entender quem são seus verdadeiros amigos e em quem pode depositar sua confiança.

Então alguém apareceu e me mostrou que havia uma porta no quarto. Uma porta que eu nunca vira antes. E ele a abriu para mim. Segurou minha mão enquanto eu a atravessava. E, durante um dia perfeito, fiquei do outro lado. Estava em outro lugar. Era outra pessoa.

Narrado em forma de drama e romance, Apenas um Dia envolve o leitor completamente com sua história fluída e com o belo cenário de Paris, Amsterdã e Holanda, é impossível ler o livro e não querer visitar esses lugares. Ou melhor, é impossível não querer aprender a falar francês, rs. Esse é o terceiro livro que leio da autora, e sem sombra de dúvidas posso afirmar que foi o melhor que li até o momento. Gayle Forman me deixou completamente viciada, e a cada pista que surgia, eu me via ainda mais envolvida na história.

Parte de mim sabe que mais um dia não servirá para nada além de postergar o coração partido. Mas outra parte de mim pensa diferente. Nascemos em um dia. Morremos em um dia. Podemos mudar em um dia. E podemos nos apaixonar em um dia. Qualquer coisa pode acontecer em apenas um dia. 

Recomendo o livro para quem busca uma bela história de romance, amadurecimento e reflexão.

12 comentários

  1. Olá!

    Conheci a Gayle quando li Eu Estive Aqui e amei a escrita dela. Agora, quero ler esse também. Sua resenha está ótima, parabéns!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá, Glaucia! Eu não li Apenas um Dia e pulei direto para Apenas um Ano. O protagonista me irritou em alguns momentos e por isso torço para que Allyson não seja tão chata assim.
    Achei que o livro só retratasse os acontecimentos em um período de 24hs e isso seria bem repetitivo por parte da autora, mas gostei de saber que ele mostra mais da vida dela. Durante Apenas um Ano eu fiquei diversas vezes imaginando como estaria garota do primeiro livro mesmo sem tê-la conhecido.

    Beijos
    SIL | Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
  3. Ola Dressa eu amei o livro Se eu ficar da autora e odiei a continuação, nesse livro gostei de saber do amadurecimento da protagonista que deixou de seguir tantas regras e segui seu coração, imagino que o leitor ficará muito curioso com a continuação. Dica mais que anotada . beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  4. Também me viciei nesse livro, achei a escrita mega fluida e me envolvi completamente. Mas a continuação dele não curti muito... Já até apelidei isso de minha maldição particular com a Gayle Forman, porque amei Se eu ficar (que é meu preferido) e odiei Para onde ela foi. Gostei da Paris que eles conheceram (não de tudo, mas tinham dicas legais) e curti ver o amadurecimento da Allyson.

    Beijo.

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  5. Oi Glaucia, tudo bem? Quando li esse livro, confesso que fui com um pouco de receio, pois não gostei muito de "Se Eu Ficar", mas amei "Apenas Um Dia". O romance foi sútil e pleno, e ao contrário de muitos romances que acontecem em um dia, esse eu consegui acreditar, o livro nos trás belos ensinamentos de como aproveitar a vida, confiar em si mesmo. Gostei muito da forma que a Allyson amadureceu. E amei o Willen e adorei os locais que eles visitaram pela França, saindo do óbvio. Estou doida para ler "Apenas um Ano" e conhecer mais sobre o Willean e a busca dele pela sua "Lulu".

    Beijinhos,

    Rafa // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem?
    Gostei da sua resenha, mas esse não é o tipo de obra que me empolga. Histórias em que o romance é o principal não me atraem. Que bom que você curtiu, mas vou deixar a dica passar.
    Beijos

    Academia Literária DF

    ResponderExcluir
  7. Oi Glaucia, sua linda tudo bem
    Já vi que irei viajar junto com a personagem e conhecer os lugares ao mesmo tempo que ela. Todo mundo está elogiando esse livro, e eu até já sei porque ele irá sumir (já li algumas resenhas da continuação dessa história, risos...). Acho importante quando o autor amadurece o personagem, acho que o leitor acaba crescendo junto, sempre tiramos alguma lição que possa ser aplicada na nossa própria vida. Sua resenha ficou ótima, não vejo a hora de ler.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Saudações literárias!

    Gostei muito da sua resenha, porém 50% falam que o livro é muito ruim e os outros 50% dizem que o livro é muito bom. Dúvida cruel em ler rs, apesar que estou com uma fila gigantesca atrasados. Amei seu blog e tudo mais.

    LivreandoFacebook

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem?

    Estou em dúvida com relação a este livro. Por um lado, fiquei super curioso para ler a obra depois de terminar sua resenha, principalmente por saber que a personagem amadureceu e quer trilhar o próprio caminho de forma independente. Contudo, por outro, temos o nome da Gayle na capa, uma autora que me traumatizou com Se Eu Ficar, que é uma história que eu não gostei nem um pouco. Acho que vou confiar na sua palavra e vou dar mais uma chance para a autora, mas não por agora pois estou cheio de séries para colocar em dia rsrs.

    Abraços,
    Matheus Braga
    Vida de Leitor - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá! Não conhecia o livro. Gostei da premissa, acho interessante quando a protagonista não é tão frágil, decide seus caminhos. De cara gostei da Alysson! Parece ser um romance maravilhoso e encantador. E sendo passado em tantos locais lindos...Ai deve ser tudo de bom! Beijos!

    http://livrosepergaminhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Glaucia,

    Sou levada e atraída por tramas que envolvem o leitor como é o caso de Apenas um dia, aliado a isso tem romance (sou louca por romances) e a minha Paris dos sonhos (ainda a visitarei). Sua resenha é um convite a mergulhar na leitura desse livro para conhecer toda trama e a escrita da Gayle Forman, talvez seja uma ótima iniciar por Apenas um dia, já que este foi o melhor livro que você leu da autora. Dica anotada. Obrigada.

    Beijos
    Tânia Bueno
    www.facesdaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  12. Glau, de todos os livros que li dessa autora essa série é com certeza a mais envolvente e frustrante ao mesmo tempo, aquele final acabou comigo e me deixou querendo muito mais, mas graças a deus temos ainda Apenas Um Ano, que já li e amei ainda mais e logo mais vem Apenas uma noite que com certeza está na minha lista de espera desde que li o último, sonhando aqui com o livro

    ResponderExcluir


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥