18 setembro 2015

Resenha - A Playlist de Hayden, Michelle Falkoff


Livro: A Playlist de Hayden
Autor(a): Michelle Falkoff
Editora: Novo Conceito
Páginas: 288
Adquira: Americanas | Submarino | Buscapé
Livro cedido através da parceria com a editora
Depois da morte de seu amigo, Sam parece um fantasma vagando pelos corredores da escola, o que não é muito diferente de antes. Ele sabe que tem que aceitar o que Hayden fez, mas se culpa pelo que aconteceu e não consegue mudar o que sente. Enquanto ouve música por música da lista deixada por Hayden, Sam tenta descobrir o que exatamente aconteceu naquela noite. E, quanto mais ele ouve e reflete sobre o passado, mais segredos descobre sobre seu amigo e sobre a vida que ele levava. A PLAYLIST DE HAYDEN é uma história inquietante sobre perda, raiva, superação e bullying. Acima de tudo, sobre encontrar esperança quando essa parte parece ser a mais difícil.


Após encontrar seu melhor amigo morto, com uma garrafa de bebida ao lado e um vidro de remédios vazio, Sam só tem uma certeza – Hayden cometeu suicídio, deixando apenas muitos porquês e um pendrive com uma lista de músicas para Sam com a seguinte mensagem:

Para Sam.
Ouça. Você vai entender.

Sem compreender os motivos que levaram Hayden a decidir dar fim a própria vida e tentando lidar com a culpa de não ter percebido os indícios e ajudado o amigo, Sam busca na playlist pistas que possam levá-lo a entender o que se passava na cabeça de Hayden. Mas quanto mais tenta entender, mais segredos começam a surgir, e em meio aos segredos, Sam descobre que não era o único amigo de Hayden.

Eu tinha escutado aquelas músicas sem parar nos últimos dias, tentando descobrir o que ele quis dizer com aquilo. Ouça. Você vai entender. O que eu deveria entender? Ele se matou e me deixou aqui sozinho para encontrá-lo. E eu tinha certeza absoluta de que era tudo culpa minha. (pág. 13)

Diferente dos demais livros relacionados ao tema bullying, A Playlist de Hayden não nos passa a visão da vítima, mas de pessoas que presenciavam os abusos que Hayden sofria todos os dias, incluindo humilhações realizadas por seu próprio irmão. E somente através dos relatos de Sam e de outras pessoas que participavam de alguma forma da vida de Hayden, começamos a montar o quebra cabeça que levou o garoto a tomar essa decisão fatal, sem sequer pensar em buscar ajuda de um amigo ou familiar.
Muitas pessoas querem ser invisíveis. Talvez elas até pensem que podem fingir que são. Mas sempre alguém as vê. (pág. 44)

Quando fiquei sabendo que a Playlist de Hayden seria lançado pela Novo Conceito, minha vontade de conhecer essa história foi imediata, e acredito que esse seja o real motivo pelo qual coloquei tantas expectativas no livro e me senti um pouco frustrada. Uma das minhas maiores inquietações foi a Playlist, esperava encontrar mais relação entre a história e as músicas deixadas pelo personagem, porém em alguns momentos não consegui sentir conexão entre música e enredo.
Não parece real. Fico o tempo todo pensando que ele vai voltar logo, só que ele não volta. (pág.61)

Com um tema delicado e uma escrita envolvente, Michelle Falkoff mostra  à proporção que os danos causados pela prática do bullying podem acarretar na vida da vítima. Narrado pelo ponto de vista de Sam, A Playlist de Hayden nos apresenta a uma história de perda, aceitação e superação.

13 comentários

  1. Nossa, história pesada, não imaginava que fosse sobre isso e confesso que não estou numa vibe para sick-lits, hehe, mas que bom que você gostou. Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  2. Fiquei com um pé atraz com livros que tratam de suicidio depois de uma leitura ruim, quando esse livro saiu eu queria muito ele, mas agora não sei mais, estou indecisa, por que para mim esse tema não é leviano, e acaba sendo injusto para quem fica.

    www.poyozodance.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oie!
    Ainda não tive a oportunidade de ler o livro, e confesso que, ainda não sei qual minha opinião quanto a premissa dele. rsrsrsrsr Essa obra está na minha listinha, espero em breve ler e tirar minhas conclusões. Parabéns pela resenha!

    Beijos,
    Dai | www.cheirodelivronacional.com.br

    ResponderExcluir
  4. Esse livro é FANTÁSTICO! Li a "prova" que a editora mandou e depois li o exemplar completo e simplesmente me apaixonei <3 Fiz até uma entrevista com a autora, depois dá uma olhada lá no blog :D
    Abraço
    http://interessantedeler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oiii!

    EU gostei do livro mas foi porque não tinha expectiva nenhuma, a autora disse que havia uma playlist muito mais tensa e que combinada, mas ela achou baixo astral.

    A escrita dela é muito boa e envolvente, só o final que parecia uma novela sabe?

    Beijinhos!
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  6. Olá!

    Achei que eu fosse a única que não tinha encontrado uma ligação entre a playlist e a trama. Pra mim, a lista é só um enfeite. Também tinha altas expectativas e me decepcionei, o final foi corrido demais, parece que foi feito às pressas. De todos modos, a leitura é válida por tratar o bullying, tema pouco comum em literatura.

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Olá!!

    Tenho interesse em ler esse livro. Sempre vejo alguns blogueiros falando bem dele e acho que em breve tentarei ler.

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá
    Li esse livro a um tempo atrás, confesso que não me animo muito com temáticas Bullying, acho todos iguais, mas como você disse, esse mostra a visão de quem viu os abusos, não da vítima, o que gerou um diferencial para mim e me fez ler. Não gostei tanto, esperava mais, a história não conseguiu me envolver, mas adorei as músicas haha.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Acho muito importante que esses temas sejam tratados. Li várias opiniões sobre esse livro, alguns gostaram outros não, então eu mesma pagarei para ver. Acho a premissa dessa história legal, a playlist, tudo isso é muito bacana e novo. Acredito que irei gostar. Obrigada por me lembrar que tenho que lê-lo haha beijo!

    ResponderExcluir
  10. Já li esse livro e adorei! Só acho que poderia ter um final mais surpreendente

    Abraços, Miguel do Demasiadamente Lendo

    ResponderExcluir
  11. Nossa, esse livro deve ser demais! Li um livro recentemente que também trata do suicídio "Eu estive aqui" da Gayle Forman que também é bem pesado mas esse como inclui Bullying deve ser ainda mais comovente! Adorei a sua resenha, me deixou verdadeiramente interessada! Bjos

    http://porredelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Mais uma resenha que me deixa louca pelo livro, a premissa é forte e nos deixa bem curiosos para saber o porque do suicídio mesmo sabendo que tem o Bullying envolvido.
    Espero ler em breve!

    Beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br//

    ResponderExcluir
  13. Eu adorei essa leitura! Também fiquei bem empolgada quando vi o livro entre os lançamentos da NC e quando li não me decepcionei em nada, apesar de ter esperado mais "emoção" da playlist ou algo assim, hehehe. Gostei da resenha!
    Beijos
    http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥