22 setembro 2015

Resenha - A Febre, Megan Abbott


Livro: A Febre
Autor(a): Megan Abbott
Editora: Intrínseca
Páginas: 272
Adquira: Saraiva | Americanas | Buscapé
Livro cedido através da parceria com a editora
Na Escola Secundária de Dryden, Deenie, Lise e Gabby formam um trio inseparável. Filha do professor de química e irmã de um popular jogador de hóquei da escola, Deenie irradia a vulnerabilidade de uma típica adolescente de 16 anos. Quando Lise sofre uma inexplicável e violenta convulsão no meio de uma aula, ninguém sabe como reagir. Os boatos começam a se espalhar na mesma velocidade que outras meninas passam a ter desmaios, convulsões e tiques nervosos, deixando os médicos intrigados e os pais apavorados. Os ataques seriam efeito colateral de uma vacina contra HPV? Envoltos em teorias e especulações, o pânico rapidamente se alastra pela escola e pela cidade, ameaçando a frágil sensação de segurança daquelas pessoas, que não conseguem compreender a causa da doença terrível e misteriosa.

No momento em que a adolescente Lise Daniels começa a sofrer convulsões em meio à sala de aula sem motivo aparente, as coisas na cidade de Dryden nunca mais serão a mesma. Narrado em terceira pessoa, A Febre se inicia com um estranho acontecimento envolvendo a pequena cidade, transformando o que era para ser apenas um dia de aula comum, em um verdadeiro surto entre a população.

Após muitos exames em Lise, os médicos ainda não conseguem atribuir o ocorrido a uma determinada causa, porém tudo começa a piorar quando meninas da mesma escola começam a sofrer convulsões e sintomas parecidos com os de Lise. Desesperados, pais e cidadãos começam a questionar o lote de vacinas contra HPV utilizadas nas alunas, à água poluída do lago e a própria cidade.

Quando soube do lançamento do livro, imaginei alguma coisa mais parecida com Garota Exemplar, com todo aquele suspense e drama inserido em cada página, mas infelizmente me enganei, encontrando em A Febre uma história um tanto confusa e de ritmo maçante.

Embora o livro seja narrado em terceira pessoa, a história tem como foco central os três integrantes da família Nash. Sendo assim, acompanhamos todo o desenrolar da trama sob a ótica de Tom e seus filhos Eli e Deenie. Mas é Deenie, a melhor amiga de Lise quem protagoniza grande parte da história e tenta entender o que realmente está deixando a amiga tão doente.

Durante toda a história ficamos ávidos por saber o real motivo para o surto estar acontecendo e o motivo pelo qual apenas meninas estão sendo afetadas por ele. Mas mesmo com fatos mais eletrizantes acontecendo durante a história, senti que muita coisa desnecessária foi inserida na trama, deixando a história um tanto confusa. O final também não foi dos melhores, a autora deixou muitas pontas soltas e terminou o livro com uma explicação digamos que fraca para um tumulto tão grande.

Para aqueles que procuram suspense, A Febre, certamente irá proporcionar muitos momentos de roer as unhas, mas devo avisar, leia a história de mente aberta e sem criar grandes expectativas.



Curiosidades: 


- A trama do livro foi inspirada num acontecimento real, ocorrido no estado de Nova York, em 2012.
- Eleito Livro do Ano pelo Strand Critics Award e apontado entre os finalistas do prestigioso Folio Prize e os melhores do ano da Amazon.
- A produtora da atriz Sarah Jessica Parker vai lançar uma série no canal MTV baseada no livro e produzida por Karen Rosenfelt, de A Menina Que Roubava Livros, O Diabo Veste Prada e Crepúsculo.

15 comentários

  1. Adoro livros inspirados em fatos reais, já quero ler, vou anotar o nome desse!

    BeijO :*
    Blog Luanna Ravanelli / Fanpage / Instagram

    ResponderExcluir
  2. Hey!!
    Acho que eu ainda não tinha visto esse livro. Eu gosto de um bom suspense, de roer as unhas, como você disse.
    Já fiquei animada com a sinopse, mas desanimei um pouco depois de ler a resenha.
    Quando o livro se tornar massante não tem mistério que me prenda à leitura.. haha

    Beijos
    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bom?
    Já tinha visto o povo comentando sobre o livro, tenho muita vontade de ler, ainda mais agora sabendo, que é baseado em fatos reais, gostei da resenha.
    Bjss

    ResponderExcluir
  4. Olá!!

    Vejo muita divulgação desse livro, e com essa sinopse, acabo de ficar interessada nele!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Ai, fiquei triste agora :(
    Estava achando que leria esse livro e ia ter uma pegada cheia de suspences e com o final de deixar meu cabelo em pé, mas ao saber que é maçante desanimei muito, pois minhas expectativas já estavam lá em cima.

    ResponderExcluir
  6. ai meu deus como assim todas as meninas ao sofrem o mesmo, eu amo livro que tenha uma pitada de misterios.

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Lendo a sinopse também pensei que era tipo Garota Exemplar como você, e admito que perdi um pouco a vontade de lê-lo sabendo que não é.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Caramba, não sabia que o livro foi baseado em um acontecimento real.
    Eu achei a premissa legal, mas é chato saber que a história é confusa e maçante, mas mesmo assim vou conferir.
    Fiquei curiosa e sabe, eu também imaginava algo como Garota Exemplar ou Prometo falhar.
    Eu quero sim um suspense que me faz roer as unhas

    ResponderExcluir
  9. Olha eu ainda não conhecia esse livro, mas gostei da trama. Me parece ser um livro muito bom. Mas tipo, eu não sou muito de ler livros que sào parados e que tem muita descrição. Isso normalmente me dá muito sono isso sim. Eu tento correr desses livros, mas se eu não ler ele não vou saber também. E achei legal se tratar de algo que aconteceu.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/09/resenha-o-menino-de-vestido.html

    ResponderExcluir
  10. li e não curti muito não... mas fiquei curiosa em saber a verdadeira história. O que realmente aconteceu... Alguém sabe onde acho?

    ResponderExcluir
  11. li e não curti muito não... mas fiquei curiosa em saber a verdadeira história. O que realmente aconteceu... Alguém sabe onde acho?

    ResponderExcluir
  12. Oi Glaucia, tudo bem?
    Quando vi a sinopse desse livro fiquei bem curiosa, principalmente pelo mistério que envolve a história. Agora estou com um pé atrás para ler o livro, porque realmente não parece nada do que imaginei. Quem sabe dou uma chance mais pra frente né.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Huumm. não gosto quando ficam pontas soltas, isso me mata quando termino a leitura.
    Não sei se leria o livro, não me chamou a atenção tanto assim e ainda saber com

    Beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br//

    ResponderExcluir
  14. Confesso que talvez a autora tenha tido uma boa impressão e se ela tivesse acertado mais, ficaria louca pra ler o livro, pois gosto de suspense!!
    Lerei um dia para tirar minha propria conclusão, mas essa dica pode esperar!!

    Obrigada pela sua resenha!!

    http://devoreumlivroeoufilme.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Esta confusão que você disse sentir foi um dos motivos principais de eu ter amado este livro. Não encontrei detalhes desnecessarios. Achei sua resenha interessante, apesar de nossas opiniões divergirem no tema.
    http://blogdacarolluca.blogspot.com.br/2015/12/resenha-febre-megan-abbott.html?m=1

    ResponderExcluir


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥