20 novembro 2014

Especial Filmes - Consciência Negra

Fala, pessoal. Aproveitando o feriado e o dia da Consciência Negra, resolvi bolar este post em que os negros finalmente são culpados pelo talento e estrelaram filmes aclamados pela crítica e público.
Esta é uma pequena homenagem a esse imenso grupo de pessoas que, mesmo nos dias de hoje, ainda encontram diversos tipos de barreiras para mostrarem seu valor.


Histórias Cruzadas (The Help)
Comédia dramática, que surgiu do livro homônimo de Kathryn Stockett. O filme é um retrato sobre uma mulher caucasiana, Eugenia “Skeeter” Phelan, e o seu relacionamento com duas empregadas negras durante a era americana dos Direitos civis nos Estados Unidos de 1960. Skeeter é uma jornalista que decide escrever um livro da perspectiva das empregadas, mostrando como elas estão sofrendo racismo na casa de brancos.


Na verdade eu só fui ver esse filme por causa da Emma Stone. Fiquei viciado por essa garota desde A Mentira. Acabei assistindo ele dois dias seguidos. De verdade, chorei umas 3 ou 4 vezes durante o filme. Apesar de longo, vale cada segundo. Recheado de mulheres fortes, conta com partes hilárias e emocionantes. Separe uma caixinha de lenços. A quem interessar, também há uma versão em livro,




12 Anos de Escravidão (12 Years a Slave)

Baseado na autobiografia de Solomon Northup, de 1853. Em 1841, Solomon  é um homem negro livre trabalhando como violinista, que vive com sua esposa, Anne Hampton, e dois filhos em  Nova Iorque. Quando dois homens lhe oferecem um emprego de duas semanas como um músico em Washington, Northup não sabia que estava prestes a ser vendido como escravo.


O longa ganhou o Oscar de melhor filme no começo do ano. Mais uma vez, fui mais do que surpreendido pelas atuações, pela trama... Realmente merecia um Oscar e merece ser visto e revisto.





Preciosa (Precious)
Claireece "Preciosa" Jones é uma adolescente de 16 anos que sofre uma série de privações durante sua juventude. Violentada pelo pai e abusada pela mãe , ela cresce irritada e sem qualquer tipo de amor. O fato de ser pobre e gorda também não a ajuda nem um pouco. Além disso, Preciosa teve com seu pai uma filha apelidada de "Mongo", por ser portadora de síndrome de Down, que está sob os cuidados da avó. Quando engravida de seu pai pela segunda vez, é suspensa da escola. A sra. Lichtenstein (Diretora da escola) consegue para ela uma escola alternativa, que possa ajudá-la a melhor lidar com sua vida. Lá, Preciosa encontra um meio de fugir de sua existência traumática, se refugiando em sua imaginação.


Não tenho mais nada pra dizer depois dessa sinopse. O filme é perfeito em todos os sentidos e conta com um extra de ter a participação de Mariah Carey, totalmente embarangada. O filme também foi premiado com dois Oscars e, se você ainda não assistiu, deve assistir o mais rápido possível.



As Branquelas (White Chicks)

Kevin e Marcus Copeland, dois agentes atrapalhados do FBI, ficam com a humilhante missão de escoltar duas socialites (Brittany e Tiffany Wilson, paródia em particular das irmãs Hilton) do aeroporto para o hotel. Enquanto são escoltadas, as duas mulheres se ferem o rosto numa batida de trânsito. Ao se recusam a ir à festa com os ferimentos, Marcus e Kevin se veem obrigados a se disfarçar das irmãs socialites para não descobrirem o ocorrido e eles perderem seus empregos. Enquanto disfarçados eles tentam solucionar o caso eles mesmos sem os recursos do FBI.


Sinceramente, nunca vi esse filme todo. Só está aqui por fugir dos dramas dos filmes acima e ser uma das comédias preferidas do Weel e da Gláucia (que são capazes de reproduzir praticamente todas as falas do filme). O que garante boas risadas é assistir dois negros caricatos tentando se comportar como duas patricinhas caricatas.



Amistad

O filme narra a história real de uma época em que os negros ainda eram tratados como gado. O motim ocorrido no navio negreiro Amistad, entre Cuba e os Estados Unidos, em 1839, serviu para aguçar a necessidade de justiça que essas pessoas raramente viam. Os negros que se rebelaram naquele navio acabariam por ajudar o movimento abolicionista, pois o caso teve grande repercussão nas cortes americanas.










Espero que tenham gostado das sugestões. Deixem as de vocês aí nos comentários!! :) Antes de encerrar o post, vou filosofar (à minha maneira, claro) sobre o tema e deixo logo claro que não sei se representa ou não o pensamento dos outros integrantes do blog.

Independente de classe ou cor, sou contra a qualquer tipo de cota. Pode funcionar num curto prazo, mas é realmente o ideal para nossa sociedade? Não seria o governo atestando que negros são incapazes e estão à margem da sociedade? Por que não investir numa escola pública de qualidade, desde a educação básica? Por isso sonho e defendo a igual oportunidade para todos. Desde a educação base. O benefício não pode chegar a você por você pertencer a um grupo, a uma minoria... Você deve ter benefícios e direitos pelo seu caráter, por sua batalha, por sua jornada... Por você ser simplesmente ser humano. Acho que só assim poderemos acabar com este abismo entre cores, classes. sexo, religião...

- - - - -
Essa postagem está participando do TOP COMENTARISTA, 
Veja como participar aqui.

16 comentários

  1. Olha de todos os filmes citados, eu vi AS BRANQUELAS diversas vezes.
    Antigamente eu nem via o filme inteiro, mas depois que meu namorado pediu pra mim assistir dizendo que ia gostar, não deu outra e acabei gostando mesmo, pois sinceramente é bem engraçado.Toda vez que passa eu vejo.

    Enfim...

    Quanto aos outros eu não conheço. Já ouvi falar por cima, mas ainda não assisti nenhum.
    Espero que dê mais dicas de filmes para nós leitores, porque eu sinceramente adoro. =]
    Fico no aguardo de uma proxima postagem.
    Sucesso no cantinho de vocês.
    bjokas

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. O que eu mais gosto dessa lista é Histórias Cruzadas!
    É exatamente o tipo de jornalista que eu quero ser, poder contar essas história sem medo de represálias.

    Beijos, O Outro Lado da Raposa
    Facebook

    ResponderExcluir
  3. Oiee.
    Acho que todo mundo já assistiu as branquelas e chorou de rir, é muito bom.
    Quero muito ler o livro e ver o filme de 12 anos de escravidão, ainda mais agora sabendo que realmente mereceu o prêmio que ganhou, fiquei mais curiosa.
    Bjokas!

    ResponderExcluir
  4. Oi Douglas, tudo bem???

    Realmente eu fico ainda petrificada como existe ainda racismo em nossa população, mas enfim.

    Dos filmes que você citou eu tenho vontade de assistir 12 anos de escravidão... gosto muito do ator que foi o protagonista, mas ainda me falta tempo e oportunidade...

    Já assisti Preciosa e o filme é lindo cheio de lições e reflexões... Já assisti as Branquelas e meu é um dos meus melhores filmes de comedia que já assisti... acho engraçado citar que já assisti várias vezes e dou risadas como se fosse a primeira vez esses irmãos são maravilhosos!!!! Xero!

    ResponderExcluir
  5. Oi Douglas, tudo bem?

    Faltou A Vida Secreta das Abelhas ai. Sempre que o tema é negros ou preconceito eu penso nesse livro. Ele é brilhante e também tem filme, que é, inclusive com a Dacota Fenning e a Alicia Keys =)

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Douglas, tudo bem? Gostei bastante do post, desses só assisti "Histórias Cruzadas" e acho muito bom, mas sempre choro e "As Branquelas"que já assisti algumas vezes e dei boas gargalhadas. Um filme que eu assisti e gosto muito é "A Procura da Felicidade" o Will Smith e o filhinho dele estão ótimos nesse filme e é muito, muito bom, apesar de triste. Outro filme que eu vi recentemente e gostei foi "Um Sonho Possível" que é baseado em fatos reais.

    Fiquei bastante interessada em "12 anos de escravidão" e "Preciosa". Vou procurar para assistir.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  7. Já assisti a maioria desses filmes, mas os meus preferidos são Histórias Cruzadas e As Branquelas. Vidas Cruzadas tem uma história linda, engraçada e INCRÍVEL, eu amo de mais esse filme e As Branquelas é épico neah, quem nunca assistiu e morreu de ri. Muito boa a postagem cara *-*

    ResponderExcluir
  8. Olá eu já vi vários desses filmes...mas alguns como "Preciosa" ainda não vi e gosto bastante de filmes que tem uma crítica social por trás da história...vou completar a lista assim que possível!
    Ótimo post, parabéns!

    Beijão!
    Livrofagia || Fanpage

    ResponderExcluir
  9. Olá, dos livros citados só assisti "As Branquelas". E assisti diversas vezes.
    Me acabo de rir sempre kkkkkkk
    Mas gostei bastante de "Histórias Cruzadas" um dia, quem sabe, eu assista!

    Beijoooos!
    Vivendo em Livros

    ResponderExcluir
  10. Olá, dos livros citados só assisti "As Branquelas". E assisti diversas vezes.
    Me acabo de rir sempre kkkkkkk
    Mas gostei bastante de "Histórias Cruzadas" um dia, quem sabe, eu assista!

    Beijoooos!
    Vivendo em Livros

    ResponderExcluir
  11. A desatualizada aqui só viu 12 anos de escravidão (não curti) e As Branquelas (como assim você não viu??? :O), mas gostei de Histórias Cruzadas. Poderia incluir nessa lista À Procura da Felicidade e qualquer outro filme estrelado pelo Will Smith (meu preferido é Sete Vidas ♥).
    Ah! Concordo com vc sobre o lance das cotas. Mas é um assunto delicado, que eu prefiro nem expôr assim tão publicamente, porque tem gente que não sabe opinar com respeito.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  12. Olá,
    Sobre os filmes. Quero muito assistir Histórias Cruzadas e acredito que irei amar. 12 anos de escravidão é um filme que pretendo ver, mas quero o livro antes! As Branquelas eu já vi bastante e acho muito legal. Os demais não fiquei tão interessado, mas concordo com a Giu sobre À Procura da Felicidade. :3
    Bom, sobre seu comentário rápido sobre as cotas. Concordo quando diz que deve ser um processo de curto-prazo e espera-se que seja cancelado quando as oportunidades historicamente relegadas a eles, forem reparadas. Graças a Deus, atualmente caminhamos para um processo de isonomia de direitos e oportunidades! A inclusão social se torna cada vez um sonho mais real. Basta relembrar de nossa história para saber que ao fim da escravidão com a assinatura da princesa Isabel, toda uma classe oprimida foi liberta sem ao menos lhe darem oportunidades, restando-lhes apenas, manterem-se à margem da sociedade. As cotas raciais são uma tentativa de reparação histórica e assim como ocorreu nos EUA, vem mostrando resultados positivos aqui no Brasil. Concordo também que deva haver maior investimento na educação básica para que as oportunidades possam ser equiparadas. Não acredito nessa meritocracia que aponta. Espero que ao alcançarmos igualdade de oportunidades, a meritocracia poderá ser um sistema justo e acolhedor, no entanto, HOJE, ela só beneficiará uma elite burguesa nascida em berço de ouro que sempre estudou nos melhores colégios e recebeu uma educação de superior qualidade. Antes de defender a igualdade, é necessário que ela exista. Enfim, só uma curta e superficial inferência sobre um assunto que exige estudo, reflexão, debate e muita pesquisa! E rende excelentes discussões, por sinal!

    Abraço
    Adriano
    GeraçãoLeitura.com || http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. 12 Anos de Escravidão estou louca pra assitir sinceramente acho que incrivel!
    As Branquelas e Preciosa eu ja assitir onde gostei bastante ambos
    filmes!

    ResponderExcluir
  14. Oi Douglas, tudo bem? Dos filmes mencionados eu só assisti As Branquelas, mas tenho muita vontade de assistir 12 anos de escravidão e Histórias Cruzadas. Como a Kel disse acima, faltou A Vida secretas das abelhas - que é uma história emocionante.

    Beijos,
    Leitora Sempre

    ResponderExcluir
  15. Ola , o unico filme q eu assisti mencionado ai foi apenas as branquelas , e q gosto mt , mais queria mt assistir 12 anos de escravidão falam mt bem do filme !

    ResponderExcluir
  16. Adorei esse post! totalmente diferente de outros blogs rs Enfim, eu estou louca para assistir Histórias Cruzadas e 12 Anos de escravidão, justamente por serem muito bem indicados, porém, pretendo ler os livros antes para poder analisar melhor a adaptação (:
    O ruim é que A Resposta [o livro de histórias cruzadas] é bem carinho e raramente entra em promoção rs

    ResponderExcluir


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥