05 maio 2014

Encontro de Blogueiros com Miriam Leitão - Intrínseca, RJ

No último dia 30, tive o prazer de participar do encontro de blogueiros com Míriam Leitão para falarmos do lançamento de Tempos Extremos, sua primeira ficção para adultos, que será publicado pela  Editora Intrínseca, no dia 08 de maio na Livraria da Travessa do shopping Leblon.
O encontro aconteceu às 19h, no segundo andar da Livraria da Travessa de Botafogo, e a equipe da nossa querida Parceira Intrínseca nos aguardava com lanchinhos para saborear durante nosso bate papo com a Jornalista econômica e escritora Míriam Leitão.

Míriam foi extremamente simpática conosco e nos explicou um pouco sobre sua vida e a história contada em seu livro, que de alguma forma acaba esbarrando em fatos acontecidos com ela na época da ditadura e em sua profissão de jornalista.











O encontro contou com a presença de aproximadamente 10 blogueiros e o bate papo se iniciou com a Heloísa Daou, gerente de marketing da Intrínseca, fazendo as primeiras perguntas. Depois foi a vez dos blogueiros que estavam com bloquinhos recheados de perguntas e dúvidas em relação a autora e ao seu novo livro.


Muitos de nós tínhamos dúvidas se a personagem principal do livro, Larissa, retratava Miriam. Porém a jornalista fez questão de informar que a personagem não era "ela", mas levava sim um pouco de si. Para que entendam melhor vou explicar o motivo de nossa dúvida.  Larissa tem 38 anos e é jornalista, porém ela fracassou nessa profissão (ao contrário de Míriam) e não aguentou o ambiente de competição da redação - diferente de Miriam também, que nos disse que ama competir e que às vezes compete até com ela mesma, rs...  Larissa então foi estudar história, mas mesmo após essa nova escolha, a personagem ainda não sabe o que quer ser. Depois desses esclarecimentos foi possível concluir que embora haja alguma coincidência entre personagem e autor, ela são pequenas.

No livro também temos uma personagem que foi presa como a Míriam, e que segunda ela, foi a mais difícil de escrever, pois ao fazê-lo, ela teria que falar do que sofreu, e isso seria como reviver tudo aquilo. Míriam, disse que escreveu o livro em prantos em alguns momentos, e que na época de sua prisão aos 19 anos, uma de suas maiores tristezas era não poder ter 1 livro para ler, só havia ela, as paredes e o seu cativeiro.

Nosso bate papo durou aproximadamente 2 horas, que passaram voando de tão agradável que foi, e no final ainda fomos presenteados com um exemplar de Tempos Extremos saído do forno para nossas mãos. Ainda pudemos autografar e tirar fotos com a autora. Logo estaremos postando a resenha dele aqui para vocês.






11 comentários

  1. Depois me conta o que achou do livro heim!! Quero ver resenha!!

    Bjkas

    Lelê - http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oii Glaucia, tudo bem?
    Adorei as novidades sobre o livro, to louca para conferir a resenha!
    E depois ler, adoro a Miriam, acho que ela vai fez um trabalho ótimo e adoro história sobre a ditadura, faz com que a gente pare e reflita sobre como o Brasil se encontra hoje na política..

    http://traduzindo-sonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Uau, que oportunidade fantástica Glaucia. Deve ter sido maravilhoso ter direito a praticamente uma entrevista exclusiva com a autora.. kk Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  4. Que maravilha! Esse livro me parece e certamente é ótimo. Que oportunidade maravilhosa você teve... Adorei o post.

    thamirisdondossola.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Poxa que coisa mais legal, não é sempre que podemos ter um tete-a-tete com o autor de um livro e nesse caso vocẽ pode colocar suas dúvidas questões e muita alegria em poder desfrutar desse momento. Pena que as fotos ficaram manchadas, tremidas, mas deu para ver que ela é super simpática e acessível né??? Quero esse livro!!!

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia a autora .
    Pena que eu nunca fui em um evento literário, geralmente nunca sei quando vai ter.

    ResponderExcluir
  7. Ual,que encontro lindo! Já passou da hora de organizarem um desses por aqui,não precisa ser necessariamente de blogueiras,pode ser um encontro literario... Acho que por ser interior fica muito dificil. Estou com um projeto do meu novo blog(já está no ar,começo postar em breve),quando tiver com uma certa experiência vou tentar organizar um.

    ResponderExcluir
  8. Oi, o encontro pelo visto foi super bacana hein, eu ainda não tinha visto falar da autora, mas o livro dela parece ser bacana, irei procurar mais.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  9. Oii Glaucia Nossa que encontro legal! #intriseca<3 Nossa eu gosto muito de saber que essas pessoas que sofreram na epoca da ditatura estao vivendo as suas vidas, com sequelas sim, mas são for a ir ate o fim, o nome do livro combinou totalmente neh #TemposExtremos muito legal ;)

    ResponderExcluir
  10. Nossa, que legal =)
    Aí tem tantos eventos legais, né? Que bacana...
    SUper apoio isso, para aproximar os leitores com os autores, editoras e tudo mais =)

    ResponderExcluir
  11. Nossa que oportunidade incrível enh, poder conversar, fazer uma entrevista, tirar fotos, e tirar suas duvidas com a própria autora, realmente imperdível isso u.u
    Eu gostaria de saber o porque dela ter sido presa?
    Bom gostei bastante da entrevista, bjs bjs

    ResponderExcluir


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥