20 fevereiro 2014

Lista de quinta #13


Quando eu ainda estava no colégio, em uma série ou outra aparecia um tema que eu odeio: guerra. Uma revolução para libertar seu país é uma coisa, mas alguém consegue me explicar a Primeira e Segunda Guerra mundial? Eu não sei vocês, mas acho ambas estúpidas. Anos de destruição e sofrimento dos povos de diversas nações. Isso só faz com que as histórias ambientadas nessa época tenham mais impacto em nós. Pelo menos eu sofro muito quando é relatado, ao menos um pouco, das atrocidades que ocorriam. Por isso o tema da lista de hoje são livros ambientados durante a guerra. Alguns são romances, outros são reais. Espero que gostem da lista e se conhecerem mais livros nessa categoria me avisem!


LIVROS AMBIENTADOS NA GUERRA





A trajetória de Liesel Meminger é contada por uma narradora mórbida, surpreendentemente simpática. Ao perceber que a pequena ladra de livros lhe escapa, a Morte afeiçoa-se à menina e rastreia suas pegadas de 1939 a 1943. Traços de uma sobrevivente: a mãe comunista, perseguida pelo nazismo, envia Liesel e o irmão para o subúrbio pobre de uma cidade alemã, onde um casal se dispõe a adotá-los por dinheiro. O garoto morre no trajeto e é enterrado por um coveiro que deixa cair um livro na neve. É o primeiro de uma série que a menina vai surrupiar ao longo dos anos. O único vínculo com a família é esta obra, que ela ainda não sabe ler. Assombrada por pesadelos, ela compensa o medo e a solidão das noites com a conivência do pai adotivo, um pintor de parede bonachão que lhe dá lições de leitura. Alfabetizada sob vistas grossas da madrasta, Liesel canaliza urgências para a literatura. Em tempos de livros incendiados, ela os furta, ou os lê na biblioteca do prefeito da cidade. A vida ao redor é a pseudo-realidade criada em torno do culto a Hitler na Segunda Guerra. Ela assiste à eufórica celebração do aniversário do Führer pela vizinhança. Teme a dona da loja da esquina, colaboradora do Terceiro Reich. Faz amizade com um garoto obrigado a integrar a Juventude Hitlerista. E ajuda o pai a esconder no porão um judeu que escreve livros artesanais para contar a sua parte naquela História. A Morte, perplexa diante da violência humana, dá um tom leve e divertido à narrativa deste duro confronto entre a infância perdida e a crueldade do mundo adulto, um sucesso absoluto - e raro - de crítica e público.






"Uma mulher dividida entre o compromisso e o calor de um relacionamento passado." No início da Primeira Guerra, Jimmy, o marido de Belle Reilly, é levado para as trincheiras mortais do norte da França e Belle percebe que não pode ficar de braços cruzados quando tantos estão sacrificando suas vidas. Armada de coragem e boa vontade, ela se torna voluntária como motorista da Cruz Vermelha, também na França. Então, enquanto cumpre seu dever humanitário, um trágico acidente lhe coloca frente a frente com Etienne — o homem que fez parte de seu passado e a quem nunca esqueceu completamente. Dividida entre a paixão proibida por Etienne e a lealdade e o amor por Jimmy, Belle encontra-se em uma situação impossível. A confusão de seus sentimentos, misturada à escuridão da mais brutal das guerras, a levará a sucumbir para sempre, ou a força da vida será maior e a conduzirá, finalmente, à verdadeira felicidade?





Bruno tem nove anos e não sabe nada sobre o Holocausto e a Solução Final contra os judeus. Também não faz idéia que seu país está em guerra com boa parte da Europa, e muito menos que sua família está envolvida no conflito. Na verdade, Bruno sabe apenas que foi obrigado a abandonar a espaçosa casa em que vivia em Berlim e a mudar-se para uma região desolada, onde ele não tem ninguém para brincar nem nada para fazer. Da janela do quarto, Bruno pode ver uma cerca, e para além dela centenas de pessoas de pijama, que sempre o deixam com frio na barriga. Em uma de suas andanças Bruno conhece Shmuel, um garoto do outro lado da cerca que curiosamente nasceu no mesmo dia que ele. Conforme a amizade dos dois se intensifica, Bruno vai aos poucos tentando elucidar o mistério que ronda as atividades de seu pai. O menino do pijama listrado é uma fábula sobre amizade em tempos de guerra, e sobre o que acontece quando a inocência é colocada diante de um monstro terrível e inimaginável.





Durante a Primeira Guerra Mundial, o jovem pintor francês Édouard Lefèvre é obrigado a se separar de sua esposa, Sophie, para lutar no front. Vivendo com os irmãos e os sobrinhos em sua pequena cidade natal, agora ocupada pelos soldados alemães, Sophie apega-se às lembranças do marido admirando um retrato seu pintado por Édouard. Quando o quadro chama a atenção do novo comandante alemão, Sophie arrisca tudo — a família, a reputação e a vida — na esperança de rever Édouard, agora prisioneiro de guerra. Quase um século depois, na Londres dos anos 2000, a jovem viúva Liv Halston mora sozinha numa moderna casa com paredes de vidro. Ocupando lugar de destaque, um retrato de uma bela jovem, presente do seu marido pouco antes de sua morte prematura, a mantém ligada ao passado. Quando Liv finalmente parece disposta a voltar à vida, um encontro inesperado vai revelar o verdadeiro valor daquela pintura e sua tumultuada trajetória. Ao mergulhar na história da garota do quadro, Liv vê, mais uma vez, sua própria vida virar de cabeça para baixo. Tecido com habilidade, A garota que você deixou para trás alterna momentos tristes e alegres, sem descuidar dos meandros das grandes histórias de amor e da delicadeza dos finais felizes.













"12 de junho de 1942 - 1° de agosto de 1944. Ao longo deste período, a jovem Anne Frank escreveu em seu diário toda a tensão que a família Frank sofreu durante a Segunda Guerra Mundial. Ao fim de muitos dias de silêncio e medo aterrorizante, eles foram descobertos pelos nazistas e deportados para campos de concentração. Anne inicialmente seguiu para Auschwitz e mais tarde para Bergen-Belsen."







A história verdadeira deste homem que enfrentou perigos inacreditáveis e sacrificou tudo o que possuía, colocando em jogo a própria liberdade, para salvar mais de mil pessoas.
Partindo dos testemunhos dos Schindlerjuden - os judeus de Schindler -, Thomas Keneally compôs um romance notável e comovente, que retrata a coragem, a generosidade e a perspicácia de um herói em meio às cinzas do holocausto. Escrito com paixão, mas também com absoluta fidelidade aos fatos, A Lista de Schindler valeu a seu autor o cobiçado Prêmio Booker, da Inglaterra. Levado às telas com grande sucesso por Steven Spielberg, foi eleito o melhor filme de 1993 pela Associação dos Críticos de Nova York e de Los Angeles.

11 comentários

  1. Oi Dreeh, tudo bem?

    Desses eu só li A menina que roubava livros e se tornou um dos meus preferidos. Gosto de livros que se passam nessa época, deve ser porque amo história hahaha Quero muito ler Anne Frank, morro de curiosidade. E O menino do pijama listrado também :P

    Beijos,
    biblioteca-de-resenhas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Poxa, não sabia que "A Lista de Schindler" também era livro! Eu adoro livros ambientados durante guerra, mas sempre me emociono e acabo chorando no final! Mesmo assim, vale a pena ler!
    Amei "O Menino do Pijama Listrado" e "O Diário de Anne Frank" e gostei muito dos filmes de "A Menina que Roubava Livros" e "A Lista de Schindler"!
    Beijos,
    Own mine

    ResponderExcluir
  3. Adorei a lista!
    Não li nenhum desses que vc citou, mas assisti aos filmes O Menino do Pijama Listrado e A Lista de Schindler, e gostei muito dos dois.
    A Menina que Roubava Livros e O Diário de Anne Frank são dois que vou tentar ler ainda esse ano...

    http://maisumapaginalivros.blogspot.com.br/
    Mais Uma Página

    ResponderExcluir
  4. Estou lendo A garota que você deixou para trás, e embora seja de guerra, o começo está trazendo momentos bem humorados.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  5. Oi Dreeh, o que eu gosto nos livros de guerra é justamente poder conhecer a realidade daquela época sabe. Esses livros nos servem de alerta para que a humanidade não permita que os mesmos erram sejam cometidos. Outros 2 que lembrei que possuem essa temática são Os óculos de Heidegger que é muito bom e o Diário de Helga. Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Dreeh!
    Meu Deus, adorei o post!
    Sou o contrário de você: amo estudar sobre as guerras. Concordo com a estupidez (principalmente na Segunda Guerra) mas tenho muita curiosidade em saber como era a vida naquela época.

    Não sabia que Entre o Amor e a Paixão era passado na guerra. É um livro muito grosso né? Jesus!
    A Menina que roubava livros conquistou meu coração de uma maneira inacreditável <33
    O diário de Anne Frank é realmente fantástico e estou louca para ler este lançamento da Jojo!

    Beijos,
    Marcela.
    ocantinholiterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Dreh!!

    Amei a lista, amooooooooooooo livros que tenham um pouco de história também ♥ Quero ler todos, sem exceção! Belas dicas <3

    http://www.estantedasfadas.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi..
    Irei ler Entre o amor e a paixão..to pensando em ler o da Jojo, estou vendo bons comentários. A menina que roubava livros eu ainda não li, mas pretendo..é só são tantos livros e tão pouco tempo rs...

    Bom Fds!
    Ensaios de uma Leitura

    ResponderExcluir
  9. Ola,

    De todos os citados só tive o prazer de ler a menina que roubava livros e na época gostei muito da historia ate porque de identifiquei com o amor da protagonista pelos livros... mas os outros são ótimas dicas!!!!

    Ja estou seguindo.. http://paraisodasideas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oie!
    Nossa eu amo livros que são ambientados em guerra, é um tema muito emocionante e é uma forma de fazer a gente voltar no passado e ver como as pessoas sofreram, pra hoje estarmos onde estamos. Desses livros ainda não li nenhum por incrível que pareça. Mas alguns já estão entre minhas próximas leituras: A Menina que Roubava Livros, A Garota que você deixou Para trás e O Diário de Anne Frank. Mas posso citar livros que já li e são ambientados em guerra como Jardim de inverno, A vida em tons de Cinza. Adoorei o post!
    Beijos!

    ♥Juh♥

    http://meudiariojk.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Eu sou apaixonada pela Segunda Guerra. É algo estranho de falar, mas ela me fascina de uma forma... Então estou sempre a procura de obras que se passem nessa época. Eu tenho A menina que roubava livros, Anne Frank e Entre o amor e a paixão. O menino do pijama listrado tenho só o filme, mas quero ler o livro também, assim como A lista de Schindler. E amo Jojo Moyes <3

    Beijos
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥