12 outubro 2013

Faça do seu filho um leitor

Oii gente!
Dia das crianças e eu não poderia perder a oportunidade de expressar aqui no blog o quanto a leitura é importante para os pequenos. A alguns meses atras minha mãe me deu um livrinho do Instituto Eco Futuro, ele é o Passaporte da leitura e da escrita para qualquer lugar do mundo! Ele é todo fofo, todo ilustrado *-* O instituto incentiva a leitura e a escrita atraves de projetos. Eu já estou até pensando em ver se tem algum aqui na cidade porque com certeza quero fazer parte!
Voltando ao livrinho, ele tras várias coisas interessantes, e a que eu selecionei para as mamães blogueiras e seguidoras do blog são 12 passos para que seus filhos se tornem bons leitores! Interessante não?!


  1. Leia em voz alta com eles. Explore com eles os livros e outros matérias de leitura - revista, jornais, folhetos, almanaques, manuais de instruções, cartazes, placas... Todo material impresso pode ser útil e ocasionar um momento de troca centrado na leitura.
  2. Ofereça a eles um ambiente rico em termos de letramento: faça atividades com leitura mesmo com os bebês e crianças bem pequenas, e continue fazendo com as crianças e jovens que já estão na escola.
  3. Converse com eles e escute-os quando falam. Isso ajuda MUITO no desenvolvimento da linguagem oral.
  4. Peça para recontarem histórias ou informações que você leu em voz alta para eles. (Cuidado para que isso não acabe virando aula! Não é esse o espírito da proposta. Precisa ser algo agradável  e descontraído).
  5. Incentive-os a desenhar e fazer de conta que escrevem histórias que ouviram e peça, depois, que "leiam" em voz alta. Parece absurdo? Pois não é! Afinal, eles passam o empo fazendo de conta que cozinham, que dirigem carros, que lutam com inimigos perigosos, que são médicos e professores... Não esqueça: a ideia é brincar de ler.
  6. Dê o exemplo: faça com que eles vejam você lendo e escrevendo. E, por favor, não faça a bobagem de dizer que eles devem aprender a ser diferente de você que não gosta de ler! O que conta não é o que você discursa sobre a leitura, escrita, estudo: é o que você oferece como exemplo.
  7. Vá à biblioteca regularmente com seus filhos. Se for uma biblioteca de emprestimo, é bom cada um ter sua própria ficha de inscrição.
  8. Crie uma biblioteca em casa, e uma biblioteca pessoal para a criança, onde ela se acostume a guardar os livros e vá busca-los; Na hora de comprar presentes para seu filho, sembre-se dos livros! De quebra, ele ganha competência para ligar com o mundo e abertura da imaginação.
  9. Não deixe de fazer um pouco de mistério, para aguçar a criatividade. Por exemplo: você tem três livros na mão e diz à criança que ela pode escolher entre dois livros. Ela certamente vai dizer que são três, e não dois. Você faz de conta que se enganou, e poe um deles de lado. Adivinha qual deles ela vai querer... Use sua imaginação. Tudo isso é jogo, mas o resultado é que seu filho ganha sempre, e para toda a vida.
  10. Leve seus filhos sempre que houver hora do conto, teatro infantil e atividades similares na comunidade.
  11. Se tiver varanda em casa, você já tem um dos melhores recursos que existem para instalar um lugarzinho para ler. Tem coisa mais gostosa do sentar para ler vendo o mundo passar? às vezes, até dá para deixar um estoque de leitura permanentemente na varanda, que se renova volta e meia.
  12. Crianças ou adolescentes juntos fazem uma ocasião das melhores para ler (em acampamentos, em viagens de férias, recendo amigos para passar a noite ou o fim de semana...). Deixe matérias variados à disposição, para escolha livre.


Se vocês quiserem posso trazer outras coisas bem legais para vocês.. o que acham?!

5 comentários

  1. Nem tenho filhos ainda, mas ja li porque quando os tiver vou querer que eles sejam leitores. Nao da pra forçar, mas sempre incentivarei, como faço com meus afilhados.

    Um beijo
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post.
    É realmente muito importante influenciar crianças a lerem. Quanto antes elas descobrirem a leitura que agrada, melhor será. Eu, por exemplo, comecei cedo, lendo a maravilhosa saga de Harry Potter. Desde então sempre que posso e tenho tempo, leio. Estou tentando influenciar meu irmão de 7 anos a começar a ler também.

    ResponderExcluir
  3. Nossa, que post excelente! Adorei as dicas, todas muito relevantes...

    Bjs, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
  4. Amei o post, não preciso dizer que o que mais quero é ler para meus filhos desde pequenos e tê-los como companheiros de leitura né?! Beijão, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  5. ótimas dicas.
    Sempre falo que quando eu tiver um filho, passarei o meu amor a leitura para ele <3

    Beijos,

    Carol
    www.portaoazul.blogspot.com

    ResponderExcluir


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥