18 outubro 2013

Especial Halloween - A origem do Halloween


Eu sempre assisti ao Halloween através de filmes, e é uma das poucas coisas que me fazem ter vontade der nascido no EUA, afinal de contas ninguém no Brasil sai fantasia a noite atrás de doces e travessuras. Eu pesquisei em vários lugares sobre a origem dessa festa, e nossa, é muita informação junta! Então, para não arriscar passar qualquer informação errada eu transcrevi o texto do Mundo Estranho pra vocês.

Uma versão ancestral da festa - que por aqui também é conhecida como Dia das Bruxas - provavelmente surgiu na Europa, centenas de anos antes de Cristo. Originalmente, o Halloween era um ritual dos celtas, um povo que habitou a Grã-Bretanha e a França entre o ano 2000 e o ano 100 antes da era cristã. Para eles, a noite de 31 de outubro, data da comemoração até hoje, indicava o início do Samhain, uma importante celebração que marcava três fatos: o fim da colheita, o Ano-Novo celta e também o início do inverno, "a estação da escuridão e do frio", um período associado aos mortos. "No Halloween, segundo a mitologia desse povo, era possível entrar em contato com o mundo dos desencarnados", diz a historiadora Clare Downham, da Escola de Estudos Celtas, na Irlanda. Como se pregava que esse contato libertava todo tipo de espírito, as pessoas acreditavam que, durante aquela noite, fantasmas, demônios e fadas ficavam à solta.

Para representar esse caos sobrenatural, os celtas se fantasiavam com peles e cabeças de animais abatidos para o inverno. A crença nos espíritos também despertou outros costumes típicos da festa, como o uso de leite e comida (hoje substituídos por doces) para acalmar os visitantes do além. Outras tradições, porém, foram deixadas de lado, como o hábito de acender fogueiras para espantar os espíritos. Bem depois, no século 9, a festa foi influenciada pela expansão do cristianismo na Grã-Bretanha. Na tentativa de acabar com os festejos pagãos, o papa Gregório III consagrou o dia 1º de novembro para a celebração de Todos os Santos. Surgiu daí a própria palavra halloween, originada de all hallows eve, que em português quer dizer "véspera do dia de Todos os Santos". Finalmente, no século 20, o Halloween juntou ao seu caldeirão de influências a força da cultura dos filmes de terror, que hoje dão o tom da celebração tanto na Grã-Bretanha como nos Estados Unidos.


ONDE AS BRUXAS ENTRAM NESSA HISTÓRIA?
Conhecido em português como Dia das Bruxas, elas precisam ter um significado também concordam?
Segundo algumas lendas, as bruxas se reuniam duas vezes por ano: dia 30 de abril e 31 de outubro. Elas chegavam a vassouras voadoras para participar de uma festa organizada pelo próprio Coisa Ruim. Nessa festa elas faziam de tudo: lançavam maldições e feitiços para as pessoas, se transformavam em diversas coisas e causavam todo tipo de transtorno que se possa imaginar. Dizia-se também que você poderia encontrar uma bruxa na noite de Halloween, para isso bastava andar de costas durante a noite (de Halloween) com as roupas viradas do avesso... Então a meia noite ela apareceria!
 A crença sobre as Bruxas que conhecemos – a que se formou no EUA - é na verdade a união de crenças de vários povos diferentes. Elas chegaram com os primeiros colonizadores europeus, se misturaram com as histórias contatas pelos índios norte-americanos e mais tarde, com as crenças de magia negra trazida pelos escravos africanos.
O gato preto também é presença constante no Dia das Bruxas, isso porque ele é constantemente associado às bruxas. Isso porque algumas lendas dizem que elas se transformam em gatos pretos, e também pela crença de quis que eles são, na realidade, espíritos de pessoas mortas.


O HALLOWEEN QUE CONHECEMOS
É bem verdade que a festa atual tem poucas semelhanças com o ritual celta que deu origem a ela. Apenas a alusão aos mortos se manteve intacta. Vampiros, múmias, lobisomens, zumbes e boa parte dessa fauna de monstros sobrenaturais são fruto dos filmes, que criaram eles para dar aquela aterrorizada nos filmes de terror. 


Fonte 1 e 2
 

6 comentários

  1. Adorei o post... Nunca tinha lido nada sobre isso, acho que nunca pesquisei. Não sabia da crença de que os gatos pretos são espíritos de pessoas mortas...

    Bjs, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
  2. Adorei a postagem ;)
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/
    http://lizajoneslivros.wix.com/lizajones

    ResponderExcluir
  3. Nuss, vou te contar, essa semana já pesquisei tanto sobre o Halloween, que já sei de cór.. rsrs
    não, mentira. Mas eu estou preparando post no blog sobre o assunto também. Mas seu post ficou tão bem elaborado, adorei. Eu queria que no Brasil tivesse o costume de comemorar essa festa, ia ser tão legal.. beijos


    http://erikarayanaheart.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Como sou uma pessoa muito curiosa, já tinha pesquisado sobre o Halloween após ver um episódio de Charmed que abordava a história do feriado. Achei super interessante!

    Um beijo
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. nossa que medo!!! haha
    tudo que eu conhecia sobre halloween estava nos filmes americanos.Eu achava muito legal a ideia de sair a noite fantasiado pra pedir doces.Pena que nao tem isso no Brasil neh?
    achei muito interessante o post!
    seguindo ja*_*
    bjs

    thereasonwebnovela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Adorei o post. Sei que no México dia 31/10 é o dia dos mortos e lá eles comemoram fazendo a Sugar Skull Party, outra festa da qual adoraria participar. Nem fala, nessas horas também adoraria ser americana, porque, sinceramente, acho o Halloween muito mais divertido do que qualquer outra festa temática por aí, inclusive o natal.. hehe Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥