13 setembro 2013

Mudando de assunto - Sexta feira 13, o dia do azar


Oii pessoas.
Hoje é sexta feira 13! Para os mais supersticiosos é um dia que nem deveríamos sair de casa. 
Eu nem ligo muito para essas coisas, e só me atentei quando fui abrir o meu e-mail e na pagina principal do Yahoo tinha uma matéria falando sobre o assunto. Com a curiosidade atiçada, fui fazer uma pesquisa no Google e mais uma vez encontrei uma reportagem no Mundo Estranho da Editora Abril - as curiosidades sobre a origem da celebração do aniversário vieram do mesmo site - e vim correndo contar para vocês.

Ao que parece, a sexta feira 13 é considerado o dia do azar com base em duas lendas da mitologia nórdica. A primeira lenta conta que houve um banquete no Valhalla - a morada celestial das divindades -, onde 12 pessoas foram convidadas. Mesmo sem ser convidado, Loki, que é considerado o espírito do mal e da discórdia, apareceu e provocou uma grande briga. O resultado foi a morte do favorito dos deuses, Balder. Criou-se assim a superstição de que ter 13 pessoas a mesa de a jantar era sinal de desgraça e o numero ficou marcado como o símbolo do azar.

A segunda lenda é protagonizada pela deusa nórdica do amor, Frigga - seu nome deu origem às palavras friadagr e friday, que significam sexta feira em escandinavo e inglês -, e esse era o dia em que ela era louvada. Quando as tribos nórdicas se converteram ao cristianismo, a deusa passou a ser descrita como uma bruxa e exilada no alto de uma montanha.  Como vingança, Frigga se reunia todas as sextas feiras com outras 11 feiticeiras e o demônio - formando total de 13 pessoas - e juntos eles rogavam pragas sobre a humanidade. 

Estas lendas foram associadas ao relato bíblico da Última Ceia, onde haviam 13 pessoas na mesa às véspera da crucificação de Jesus Cristo - que aconteceu em uma sexta feira. O 13º convidado teria sido o traidor causador da morte de Jesus, Judas Iscariotes, exatamente como Loki foi o causador da morte do filho de Odin, por meio de uma cilada.

Aliais, no Antigo Testamento judaico a sexta feira sempre foi um dia problemático. Eva teria oferecido a maçã a Adão numa sexta-feira e o grande dilúvio teria começado no mesmo dia da semana. 

Essa superstição é algo que pode variar de acordo com a cultura do país. Enquanto nos EUA perde-se US$ 1 milhão durante a sexta-feira 13 porque muitas pessoas simplesmente se recusam a fazer qualquer tipo de negócio nesta data - segundo um estudo feito pela revista National Geographic em 2004 -, em países como na Índia o 13 é um número religioso muito apreciado e os pagodes hindus apresentam normalmente 13 estátuas de Buda. Na China, é comum os dísticos místicos dos templos serem encabeçados pelo número 13. Também os mexicanos primitivos consideravam o número 13 como algo santo e adoravam, por exemplo, 13 cabras sagradas. 

 

Durante a pesquisa eu acabei achando uma sexta feira 13 nada feliz para os brasileiros. Durante a ditadura militar, muitos atos constitucionais que limitavam a forma de expressão - e de viver - foram aprovados, sendo entre eles o mais duro o Ato Constitucional nº 5. Por coincidência ou não, a AI-5 foi aprovado pelo governo militar em 13 de dezembro de 1968, uma sexta feira 13.


Mas vamos lá gente, se a sexta feira 13 vai ser ruim ou não depende de você, do que você acredita! Para mim é um ótimo dia já que de uma forma ou de outra é sexta feira, ou talvez não porque significa que meu final de semana de estudos está se aproximando rs. Mas se por via das duvidas você preferir evitar marcar algum evento importante para esse dia, é só procurar no calendário aqueles meses que começam em um domingo.  

Fontes extras 1 e 2.
Boa sexta feira 13 para vocês ;D

3 comentários

  1. Nossa, adorei o post! Nunca tinha lido sobre o surgimento dessa superstição. Interessante!

    Abraços, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
  2. Adoro posts interessantes assim. Muito bom, Dreeh.
    Tipo, fiquei até com medo, pois nem imaginava que essas são as possiveis origens da sexta 13. Pra mim tem mais a ver com Jason e Fred só rsrs
    Adorei mesmo (:
    Beijos
    Descobrindolivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Eu não sou muito supersticiosa não. Na verdade gosto de ser do contra, então eu meio que amo sexta feira treze. Mas juro que fiquei meio chocada com a questao do dinheiro que EUA perde. Como assim?? Kkk

    Um beijo
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥