02 agosto 2013

Resenha - Extraordinário, R.J. Palácio


SÉRIE: Volume Único
AUTOR: R.J. Palácio
EDITORA: Intrínseca
PÁGINAS: 320
LANÇAMENTO: 2013
CONCEITO: Ultra Recomendado


Nunca vi o August como as outras pessoas o viam. Eu sabia que seu rosto não era exatamente normal, mas não entendia porque as pessoas que não nos conheciam parecem tão chocados ao vê-lo. Horrorizadas. Enjoadas. Assustadas. Há muitas palavras para descrever o olhar delas. E por muito tempo não entendi. Ficava louca: louca quando ficam olhando, louca quando desviavam o olhar. - Via (pág. 92)

August é um garoto diferente. Ele possui uma doença genética que fez com que nascesse com o rosto deformado. Por causa disso ele passou por inúmeras cirurgias, que o deixavam debilidade, fraco.. e por isso ele nunca foi a escola. Mas agora as coisas mudaram, seus pais querem que ele comece a frequentar a escola, não por qualquer outro motivo que não seja o bem dele. Sua mãe sempre foi sua professora, mas com 10 anos, ele começa a precisar estudar coisas que estão além do seu alcance...
Mesmo tendo de tudo para ser uma criança mimada e mal humorada, August é completamente o contrario! Ele é alegre, divertido, simpático; ele não se faz de coitado, e consegue tirar sarro de si mesmo! Ele sabe exatamente quem é, mais ele não deixa que isso faça dele um garoto amargurado.

Sei que não sou um garoto de dez anos comum. Quer dizer, é claro que faço coisas comuns. Tomo sorvete. Ando de bicicleta. Jogo bola. Tenho um Xbox. Essas coisas me fazem comum. Por dentro. Mas sei que as crianças comuns não fazem outras crianças comuns saírem correndo e gritando do parquinho. Sei que os outros não ficam encarando as crianças comuns onde quer que elas vão. – August

O livro é todo narrado em primeira pessoa, não apenas por August, mas também por algumas pessoas que convivem com ele. E a escrita da autora é magnifica; o livro possui capítulos curtos e com títulos bem diretos. Li o livro em apenas uma noite. Era impossível larga-lo antes de saber como August se sairia no seu primeiro ano na escola. Antes de cada parte vem uma frase que tem tudo a ver com o que leremos a seguir. A escolha foi impecável! Eu gostei demais. E toda a diagramação do livro é incrível: a simplicidade da capa, as ilustrações no início de cada parte, tudo!

O livro me surpreendeu de todas as formas. Eu estava esperando algo pesado, dramático, mais eu consegui até rir! O livro é emocionante sim, mas a autora fez um trabalho incrível ao trazer um tema pesado – porque a história é triste sim -, mas de forma natural. Eu não chorei lendo, mas foi muito melhor porque o que eu senti foi inexplicável! É uma lição de vida da primeira a ultima página! Eu sei que o livro trata de bullying, mais o que eu mais tantas outras coisas no enredo que quase esqueci este assunto. A superação dele e da família dele em diversos momentos difíceis, a força das nossas atitudes, o poder das nossas palavras.. É muita coisa gente, sério. Ok, ele sofreu bullying pela sua aparência, mas briguinha de turma é algo tão comum no ensino fundamental que eu não levei para esse lado. Não sei dizer o porquê.

É possível se sentir próximo de todos os personagens, e eu – particularmente – consegui me por no lugar de todos eles! A personagem que mais gostei foi a Via. Olivia é a irmã mais velha dele, ela sabe que o irmão é diferente, e ela o ama mesmo assim.. mas ela é uma adolescente normal, ela quer se adaptar, ela quer atenção; ela é tão humana! Eu acho que agiria igualzinho a ela em tudo. Até nos momentos egoístas, porque nós somos assim. O ser humano não é perfeito!

Toda Pessoa deveria ser aplaudida de pé pelo menos uma vez na vida, porque todos nós vencemos o mundo - August

A algum de vocês que tem qualquer receio de ler o livro, esqueçam!
Ele com certeza é muito melhor!

7 comentários

  1. Eu adorooo Extraordinário para mim é um dos melhores livros da vida <3

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/ ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir
  2. Oi Dreeh,
    Me surpreendi de todas as formas com o livro também! Adorei o August e todos os personagens. Amei também o fato do livro ser narrado um pouquinho por cada um. A mensagem final, a lição... foi muito especial, vale a pena ler com certeza!

    Ah! Indique um selinho pra você lá no meu blog:
    http://viciosemtres.blogspot.com.br/2013/08/selo-10-books.html

    Beijos :*
    Vícios em Três.

    ResponderExcluir
  3. Oi Dreeh.
    Todos falam muito bem desse livro, estou super curiosa pra ler.
    Entendi perfeitamente sua sensação, foi a mesma que tive ao ler ACEDE, apesar de ser uma história triste eu consegui rir devido a naturalidade dos personagens.

    Beijos
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  4. Que bom que você gostou!! Esse livro é perfeito! A autora teve uma delicadeza tão incrível para escrevê-lo que tornou o texto leve e acessível. Achei incrível. Ótima resenha! Beijão, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  5. Esse livro é, simplesmente, extraordinário! haha sério, eu ganhei há pouco tempo de presente e me surpreendi demais! August é um menino incrível e mostra o lição de vida de uma forma tão fácil de entender e tem uma leitura muito leve. Amei <3

    ResponderExcluir
  6. Oi Dreeh,
    Acabei de ler esse livro e fazer uma resenha sobre ele.
    Gostei muito do que escreveu a respeito. Eu amei demais cada capítulo. Achei muito bem dividido e me emocionei diversas vezes enquanto lia. A história é realmente extraordinária!
    Beijão - Tão doce e tão amarga.

    ResponderExcluir
  7. Só vim aqui dizer q estou lendo e, até agora, está fantástico, Dreeh!!!

    ResponderExcluir


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥